Membros da CIPA da Prefeitura de Salto passam por treinamento

Os servidores da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da Prefeitura de Salto da Gestão 2024/2025 participaram de uma capacitação na última segunda e nesta terça-feira (11 e 12/03), na Sala Paulo Freire, no Centro.

Nos dois dias de treinamento, os integrantes da CIPA aprofundaram seu conhecimento em relação à Norma Regulamentadora (NR) nº 5 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), apresentação de situações inseguras reais em nossa prefeitura, o que é a CIPA, atuação da CIPA 2023, SIPAT 2023, ginástica laboral, acidente de trabalho, definição, tipos de acidente, como prevenir, apresentação do relatório de CAT, fluxograma do acidente, estatística de acidentes por secretaria, Riscos ocupacionais (classificação, exemplos), Mapa de riscos (o que é, modelos, prática – montar um mapa de risco), Controle de riscos (fatores de influência, medidas médicas, administrativas/educativas, técnicas), EPI (fluxograma, responsabilidades do empregador e do empregado, definição), Prevenção de combate à incêndios (definição, métodos de extinção de incêndio, transmissão de calor, classes de incêndio, extintores, o que fazer em caso de incêndios), Campanhas de segurança, Inspeção de segurança, Investigação de acidentes.

Os temas foram ministrados pelo engenheiro de segurança do trabalho Jarinson Rodrigues e pelos técnicos de segurança do trabalho, Jomar M. da Silva e Laura B. S. Mendes, do departamento da Casa do Servidor e SESMT, da Secretaria de Administração.

Além dos tópicos relacionados às atribuições da CIPA, os “cipeiros” e “cipeiras” assistiram também palestras com os seguintes temas:

• Assédio: por sr. Rafael Dias de Andrade Monteiro, da Ouvidoria;
  • Inclusão e Diversidade: pela sra. Gabriela Veriato Leme Vieira, técnica em enfermagem do trabalho da Casa do Servidor e SESMT.
  • Ergonomia e ginástica laboral: po sr. Gustavo Fonsatti Nackabar, técnico em esporte e lazer da Secretaria de Esportes e Lazer.

O Departamento da Casa do Servidor e SESMT fica na rua Tiradentes, 148 – Centro. O atendimento ao público é das 08h00 às 17h00. Mais informações (11) 4029-4047 ou pelo e-mail casadoservidor@salto.sp.gov.br

Eleição da CIPA

Catorze servidores públicos municipais, oito titulares e seis suplentes, de diversas secretarias foram eleitos como representantes da categoria para a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da Prefeitura de Salto da Gestão 2024/2025.

A votação ocorreu nos dias 14 e 15 de dezembro de 2023, junto à entrega do kit de natal.

A apuração dos votos foi realizada no dia 18 de dezembro, na Casa do Servidor e SESMT. Foram computados 1.849 votos de 04 urnas. Desse montante, 1.619 eram votos válidos e 230 registrados como brancos e nulos.

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.