Meliponário municipal é inaugurado no Parque Rocha Moutonnée

A Prefeitura de Salto, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (SMA), entregou o primeiro Meliponário municipal, localizado dentro do Parque Rocha Moutonnée. A construção do espaço contou também com a parceria das secretarias de Turismo e de Obras e Serviços.

O projeto do Meliponário Rocha Moutonnée reflete o cuidado com o meio ambiente e a proteção das abelhas nativas sem ferrão, essenciais para a polinização e a manutenção do equilíbrio ecológico. Essas abelhas, que desempenham um papel vital na biodiversidade, muitas vezes passavam despercebidas em ações de remoção de árvores. Assim, foi reconhecida a necessidade de resgatá-las e oferecer um espaço seguro para desempenharem sua importante função ambiental.

Além disso, o Meliponário Rocha Moutonnée serve como um centro de educação ambiental onde os visitantes podem aprender sobre a importância da preservação da natureza. Durante a inauguração, no dia 17 de setembro, por exemplo, os alunos do Cemus puderam conhecer o espaço em primeira mão.

Na cerimônia de inauguração também estiveram presentes autoridades municipais, como os secretários Vanderlei Ribeiro (Meio Ambiente), Wanderley Rigolin (Turismo) e Sandro Stivanelli (Obras e Serviços), além da participação de servidores e do Canto Coral do CRAS – Centro de Referência de Assistência Social.

O Meliponário Rocha Moutonnée funciona no mesmo horário de atendimento do Parque Rocha Moutonnée, de terça a domingo, das 8h30 às 16h30, com entrada gratuita. É necessário agendamento somente para grupos escolares e excursões, o que pode ser feito pelo site da prefeitura: salto.sp.gov.br.