Ação importante realizada pela Prefeitura de Salto, com o apoio das Secretarias de Saúde, Cultura, Desenvolvimento Econômico, do Trabalho, Tecnologia e Inovação e Departamento de Comunicação, promoveu no sábado (21/10), a “Caminhada Rosa”.
A concentração aconteceu na praça XV às 8h e reuniu além das autoridades prefeito Laerte Sonsin, vice-prefeito Edemilson Santos, secretário de Saúde Márcio Conrado, vice-prefeito Edemilson Santos, diversos servidores de várias secretarias, representantes das empresas parceiras da caminhada e diversos munícipes que não mediram esforços para estar junto nessa causa.
Durante o percurso, que saiu da Praça XV, percorreu a Avenida Dom Pedro II, e foi até o Pavilhão das Artes (Concha Acústica), a Prefeitura informou as ações realizadas durante o ano para prevenção do câncer de mama e colo do útero, bem como os investimentos realizados desde o início da gestão para a Saúde da mulher.
O objetivo principal da caminhada é alertar sobre a conscientização das mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero.
O evento foi possível através das parcerias junto às empresas da cidade: IGATS – Instituto de Gestão, Administração e Treinamento em Saúde, Rotary Club de Salto, Concessionária Rodovias do Tietê, Sicredi, Senac, Universidade Cruzeiro do Sul (Ceunsp), CT Guarani – Centro de Treinamento, Loja My Kids Baby, Farmamed – Salto e Itu, Marquinho Silva da empresa CREDMAIS Financeira, Instituto Emprega Salto, movimento empreendedorismo Salto delas, Empório Paludeto, Facility, 3 nós de crochê, Golden Style, Pudim da Rê, Simone Godoy, RVS bolsas, Eliz Santos “Do terra”, Lia Matias Brigadeiros, Valéria torres, Lojas Bijuzinho, SPA dos Pés, Ekeka Personalizados, Flying Squirrel Mídia Especializada, Farmácia Multidrogas Praça XV.
“Eu não posso deixar de agradecer todo empenho de todas as pessoas envolvidas nessa caminhada de conscientização. As empresas parceiras, os servidores municipais de diversos setores, as guerreiras Cristina Lammoglia, Fabiana Franco e Florinda Bortolani, que abriram suas histórias de superação dessa doença para toda nossa cidade e nos ajudaram a divulgar essa ação” enfatiza Márcio Conrado Secretário de Saúde.
“Para o Prefeito Laerte, chamar atenção no mês que é lembrado oficialmente o “Outubro Rosa” é fundamental, mas os investimentos realizados na saúde da mulher desde o início da gestão, foram fundamentais para que até o momento, os índices de casos positivos de câncer de mama na rede SUS, diminuíssem. ”