LANÇADO INVENTÁRIO PARTICIPATIVO DO PATRIMÔNIO CULTURAL DE SALTO

Foi lançado oficialmente no último sábado (02 de outubro) o projeto do Inventário Participativo do Patrimônio Cultural de Salto. Trata-se de um convênio entre a Secretaria da Cultura, o Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Cultural de Salto e o Ceunsp (Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio) para que alunos dos cursos de História e Arquitetura realizem o levantamento das edificações de interesse histórico para futuro tombamento na Zona Especial de Interesse Turístico e Histórico da cidade.

A solenidade ocorreu nas dependências do Museu da cidade e contou com a presença do prefeito Laerte Sonsin e do reitor do Ceunsp Marcel Fernando Inácio Cardozo.

São dez alunos que participam do projeto, atuando em duplas ou trios. Eles usam camiseta branca, crachá e prancheta identificados com a logomarca do projeto. O trabalho dos estudantes será fotografar fachadas, escrever anotações sobre elementos arquitetônicos e fazer medições nas calçadas, sem jamais adentrar às residências particulares.

Na ocasião, o secretário da cultura Oséas Singh Jr. destacou o empenho da profa. Milena Maranho no projeto, o reitor Marcel Cardozo salientou o ineditismo dessas ações de patrimônio e o prefeito Laerte agradeceu aos envolvidos, especialmente ao trabalho voluntário dos alunos.

“Fico feliz que já neste primeiro ano de gestão, e pela primeira vez na história de Salto, tenhamos implantado o inventário participativo, uma construção coletiva e voluntária da sociedade. Sob a coordenação da professora Milena Maranho, todos os envolvidos têm o mesmo objetivo que é preservar o patrimônio cultural da cidade”, avalia Oséas.