A Secretaria de Saúde de Salto, por meio do Ambulatório de Moléstias Infecciosas (AMI), realiza durante o mês de julho diversas ações de prevenção e orientação sobre as hepatites virais. O mês foi instituído pela lei 13.802/2019 como “julho amarelo” para reforçar a importância da prevenção e o controle às doenças de hepatites virais em todo o Brasil.
Os munícipes podem realizar teste rápido para Hepatite B e C no ambulatório, das 7h às 12h, situado à rua Rodrigues Alves, nº 655 no centro, ou nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
A Coordenadora da Atenção Especializada, Enfª Lidiane Coleoni, reforça a “importância de os munícipes buscarem a prevenção junto a rede de atenção básica e especializada”.
Os exames de sangue são realizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) após avaliação e indicação médica e se caso os resultados forem positivos, o paciente é encaminhado para o tratamento oferecido pelo SUS.
Sobre a hepatite
As hepatites virais são doenças que atacam principalmente o fígado e, inicialmente, apresentam poucos sintomas que podem ser náuseas, febre, falta de apetite, cansaço, diarreia e icterícia. Quando não diagnosticadas, as hepatites virais podem acarretar complicações de formas agudas e crônicas e em alguns casos levam à cirrose ou câncer de fígado. As hepatites A e B podem ser prevenidas por meio de vacinação, de acordo com o calendário nacional de imunização.