O ano de 2024 já iniciou com a campanha “Janeiro Branco”, de extrema importância nos dias de hoje e que visa alertar para os cuidados com a saúde mental e emocional da população, a partir da prevenção das doenças decorrentes do estresse, como ansiedade, depressão e pânico.
As doenças mentais podem ser causadas por uma série de fatores, como genética, estresse, abuso de substâncias e traumas. Nesse rol entram também os transtornos de humor, esquizofrenia e o transtorno bipolar.
A Rede RAPS (Rede de Atenção Psicossocial) do município de Salto, que engloba os CAPS II, CAPS AD e CAPS IJ (Infanto Juvenil), tem trabalhado de forma atuante na conscientização mental e emocional, tanto na rede básica de saúde como na especializada, atendendo, em 2023, mais de 24.000 pacientes atendidos na Rede Psicossocial.
Esses transtornos decorrentes da saúde mental acabam afetando os indivíduos, que ficam impossibilitados (temporária ou permanentemente) de exercer suas funções laborais, sendo assim é necessário que busquem ajuda médica, inicialmente nas unidades básicas de saúde, onde são realizados os atendimentos de triagem com psicólogos, para posterior encaminhamentos a rede CAPS, se necessário.
Porque chamamos de janeiro branco? Porque, no primeiro mês do ano, em termos simbólicos e culturais, as pessoas estão mais propensas a pensarem em suas vidas, em suas relações sociais, em suas condições de existência, em suas emoções e em seus sentidos existenciais. E, como em uma “folha ou em uma tela em branco”, todas as pessoas podem ser inspiradas a escreverem ou a reescreverem as suas próprias histórias de vida.
Compartilhe esta notícia: