A Secretaria Municipal de Saúde, através da equipe do Ambulatório de Infectologia, por meio do Programa Municipal IST/HIV/AIDS realizaram na Semana de Prevenção de Acidentes do Supermercado Pague Menos, a palestra sobre “Infecções Sexualmente Transmissíveis”.
A equipe contou com a participação da Enfª Lidiane Coleone que é Coordenadora da Atenção Especializada do Município de Salto, Ana Amélia Siqueira Favaro – Psicóloga e Leticia Cunha Gândara Técnica de Enfermagem.
O tema abordado sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. Elas são transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de camisinha masculina ou feminina, com uma pessoa que esteja infectada. A transmissão de uma IST pode acontecer, ainda, da mãe para a criança durante a gestação, o parto ou a amamentação. De maneira menos comum, as IST também podem ser transmitidas por meio não sexual, pelo contato de mucosas ou pele não íntegra com secreções corporais contaminadas.
“O tratamento das pessoas com IST melhora a qualidade de vida e interrompe a cadeia de transmissão dessas infecções e se não tratadas adequadamente, podem provocar diversas complicações e levar a pessoa, inclusive, à morte. O atendimento, o diagnóstico e o tratamento são gratuitos nos serviços de saúde do SUS e temos em Salto o Ambulatório de Moléstias Infecciosas que mensalmente trata inúmeros pacientes com IST” enfatiza a Enfª Lidiane Coleone.
Os sintomas das IST podem se manifestar por meio de feridas, corrimentos e verrugas anogenitais, entre outros possíveis sintomas, como dor pélvica, ardência ao urinar, lesões de pele e aumento de ínguas. São alguns exemplos de IST: herpes genital, sífilis, gonorreia, tricomoníase, infecção pelo HIV, infecção pelo Papilomavírus Humano (HPV), hepatites virais B e C.
O corpo deve ser observado durante a higiene pessoal, porque isso pode ajudar a identificar uma infecção sexualmente transmissível ainda no estágio inicial. Sempre que se perceber algum sinal ou algum sintoma, deve-se procurar pelo serviço de saúde especializado, que fica localizado no endereço: Rua Rodrigues Alves, 655 – Centro. Tel.: (11) 4021-1169 /Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.
Compartilhe esta notícia: