Incentivo à produção sustentável de alimentos orgânicos na agricultura e hortas em escolas

A Prefeitura de Salto, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, em parceria com a Casa da Agricultura desenvolveu uma ação que integra a geração de resíduos orgânicos urbanos, como resíduos de poda e varrição dos parques e áreas verdes a produção orgânica local.

Com isso, deve-se doar aos produtores que aderirem ao processo de certificação orgânica Sistema Brasileiro de Avaliação de Conformidade Orgânica (Sisorg), o composto proveniente dos resíduos urbanos e observar a produção sustentável de produtores rurais e pequenos cultivadores de hortas urbanas do município. Além do fornecimento do insumo, a Secretaria realizará a assistência técnica para inserção ao Sisorg, com apoio dos técnicos da Casa da Agricultura.

As escolas como caminho de distribuir a prática de alimentação sustentável através dos alunos, a Secretaria tem na equipe técnica funcionários capacitados a orientar, incentivar, oferecer informações, apoio e técnicas para essa diretiva.

A escola Padre Francisco Rigolin – CAIC do bairro Santa Cruz realizou em 13 deste mês, a primeira parte do projeto piloto, onde a professora de Biologia Diana Santos Gomes disponibilizou 24 alunos representantes de sala e participantes do Grêmio, para compor a equipe responsável pela execução do projeto, que consiste na apresentação do programa aos alunos em forma de palestra de introdução e orientação a horta sustentável nas escolas. A palestra foi ministrada pelos Engenheiros Bruno H. Pinheiro dos Santos e José Antônio Luciano, ambos da equipe técnica da Secretaria de Meio Ambiente e a segunda parte é o “Mão na massa”, que consiste na montagem da horta, que já está em andamento pelos alunos.

Informativo

Nesta terça-feira (25) às 17h30, aconteceu a primeira reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Salto, oficializado pelo Decreto nº 166 de 28 de agosto de 2018.

O secretário executivo do novo Conselho Rural, Bruno dos Santos, que também faz parte da equipe técnica de Meio Ambiente de Salto, adicionou na pauta da reunião o tema Incentivo à produção sustentável de alimentos orgânicos, com a finalidade de apresentar aos produtores participantes do conselho como obter uma certificação Orgânica, facilitar o contato da empresa certificadora com o produtor e informações técnicas.

Ambos os projetos têm o reconhecimento e a participação do secretário de Meio Ambiente, Ângelo César Turqui Piva, que ressalta a importância de abordar as questões ambientais também em âmbito escolar.

Compartilhe esta notícia: