Implantação do conceito de Floresta Urbana prossegue em Salto

Projeto iniciou em 2017 e dá continuidade neste ano em outros pontos da cidade
A Prefeitura de Salto, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, tem desenvolvido desde 2017, o projeto conceitual de Floresta Urbana, que promove a recuperação, plantio e implantação do plano de arborização no município. O projeto piloto atende as diretivas do ao Programa Munícipio VerdeAzul e a sua implantação foi iniciada pela Rua Nove de Julho.
Neste ano, a Secretaria do Meio Ambiente deverá expandir o projeto para e outras vias da cidade receberão a “Floresta Urbana” como a Avenida dos Trabalhadores. No local deverão ser plantadas árvores de pequeno e médio porte, como as espécies Ipê de várias tonalidades e resedá.
De acordo com o secretário do Meio Ambiente, Ângelo César Turqui Piva, algumas áreas do município precisam de reflorestamento planejado. “A Floresta Urbana surge da necessidade da interação e contato das pessoas com a natureza em suas atividades urbanas, portanto priorizamos ruas como a Nove de Julho”, esclarece.
As áreas arborizadas trazem inúmeros benefícios para a população tais como: redução da poluição sonora, melhoria da qualidade do ar, sombreamento, diminuição da temperatura ambiente, atenuam os efeitos da poluição, abrigo para animais, preservação da biodiversidade e entre outros.
O projeto piloto de Floresta Urbana na Rua Nove de Julho, em frente ao paço municipal, recebeu em 2017 o plantio de mais mudas de Ipê com o foco de forma a aumentar a densidade arbórea. “Em futuro próximo planejamos que este local possa se tornar uma referência de área arborizada em que há harmonia entre o verde e os elementos urbanos tais como calçadas, rede elétrica, encanamentos e quando em pleno desenvolvimento possa haver o encontro entre as copas das árvores estabelecidas em cada lado da calçada, formando um “corredor” sombreado de grande beleza estética e paisagística”, declara o secretário.

Compartilhe esta notícia: