Farnese – Inquietante Beleza recebe curador Olívio Tavares para bate-papo

A mostra, que reúne sete obras do acervo da Fundação Marcos Amaro, contará com uma programação especial nos últimos dias de exibição. No dia 08 de agosto, às 19h, artistas, moradores e estudantes de Salto e região poderão conhecer o trabalho do pintor, escultor, desenhista, gravador e ilustrador Farnese de Andrade, sob a ótica do curador Olívio Tavares.

As sete obras do artista integram o acervo da Fundação Marcos Amaro (FMA) e estão expostas na sala Giuseppe Verdi, no Museu da Cidade de Salto “Ettore Liberalesso”.

Na programação especial para finalizar o período expositivo, Olívio Tavares irá receber uma turma do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (Ceunsp) para discutir as assemblages marcantes de Farnese, em que explorava objetos atirados no mar e recolhidos por ele nas praias.

Farnese de Andrade

Nascido em Minas Gerais, no ano de 1926, e falecido no Rio de Janeiro, em 1996. Em 1964, Farnese começa a criar obras com materiais descartados, coletados nas praias e nos aterros, ou adquiridos em antiquários, utilizando em suas colagens e assemblages, oratórios, gamelas, ex-votos e fotografias antigas. Artista selecionado no Salão Nacional de Arte Moderna de 1970, recebeu o prêmio de viagem ao exterior, indo morar em Barcelona até 1975.

Fundação Marcos Amaro

A Fundação Marcos Amaro é uma organização cultural privada sem fins lucrativos. Surgiu em 2012 a fim de contribuir para o desenvolvimento das artes visuais no país. Realiza exposições, divulga, apoia e adquire obras de artistas brasileiros e internacionais. Tem três sedes distribuídas no estado de São Paulo. O escritório administrativo e de comunicação concentra-se na capital e abriga também uma sala expositiva com obras do acervo. Na sede de Itu, encontra-se o ateliê de peças de média e grande proporção do artista Marcos Amaro, uma área expositiva utilizada para exibição permanente do acervo do MESCLA, além de exposições de artistas convidados e projetos como residência artística, palestras e oficinas.

Serviço:

Museu da Cidade de Salto “Ettore Liberalesso”

Dia 08 de agosto (terça-feira), às 19h

Rua José Galvão, 104, Centro

Compartilhe esta notícia: