No dia 23/05, os alunos das oficinas do período integral da unidade CEMUS VII “Professora Maria Jesuína Nascimento de Moraes” vivenciaram um dia inesquecível. Como parte do Projeto Descobrindo Salto, eles embarcaram em uma expedição pedagógica a diversos pontos turísticos da cidade. O objetivo do projeto é ampliar o conhecimento sobre Salto, valorizando o patrimônio histórico e cultural, além de promover a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável.
Durante a expedição, muitas crianças descobriram pela primeira vez locais emblemáticos da cidade, como o Monumento à Padroeira, o Parque das Lavras, o relógio solar e a antiga usina hidrelétrica. Além de explorar esses locais, os alunos tiveram a oportunidade de aprender sobre a história e a importância de cada um deles. “Nasci aqui, mas não conhecia esses lugares. Foi muito especial aprender sobre a história da nossa cidade”, comentou um dos alunos.
No período da tarde, a jornada continuou com uma oficina de teatro ministrada pela Dupla Companhia Teatral. Durante a oficina, os alunos participaram de diversos jogos teatrais que ajudaram a desenvolver habilidades motoras, orais e a criatividade. “Foi um dia incrível”, relatou um aluno entusiasmado.
A professora formadora do projeto, Elisângela Silva, ressaltou a importância dessas iniciativas para a formação dos alunos. “Esses projetos visam valorizar nossa história e esperamos que possam contribuir para formar cidadãos críticos e conscientes. Através do conhecimento e da vivência, as crianças podem entender melhor o papel que cada um de nós desempenha na preservação do nosso patrimônio e no desenvolvimento sustentável da nossa cidade.”
O Projeto Descobrindo Salto demonstra como a educação pode ser transformadora, conectando os alunos com suas raízes e incentivando uma visão mais ampla e consciente do mundo ao seu redor. Este dia especial certamente ficará marcado na memória de todos os participantes, fortalecendo o vínculo entre a comunidade escolar e a rica herança cultural de Salto.