Um grande evento de conscientização sobre o mais importante rio da cidade e do estado de São Paulo foi realizado no último sábado (21). O evento em celebração ao Dia do Rio Tietê, comemorado em 22 de setembro, reuniu a sociedade civil e poder público em diversas esferas, para conscientização dos impactos da poluição que atinge o rio.
Realizado no Pavilhão das Artes, o evento contou com a participação de 150 crianças, das unidades educacionais Cemus V “Luiz Rodrigues de Almeida”, Cemus VI “Profa. Maria da Conceição Lopes Galvão Pisciotta” e Cemus VII “Profa. Maria Jesuína Nascimento de Moraes” em atividades de aprendizado sobre o meio ambiente, o Rio Tietê e também aproveitarem os brinquedos infláveis dispostos. Ainda houve apresentação educativa de espetáculo teatral, stands com demonstração de materiais recicláveis, exposição, exibição de vídeos sobre o Rio Tietê e Jundiaí, orientações sobre descarte correto de resíduos, entrega de sabão em barra com óleo arrecadado pelos alunos da rede municipal.
O Prefeito Geraldo Garcia, acompanhado do secretário de Meio Ambiente, Ângelo César Turqui Piva e da secretária da Educação, Fernanda Barbutto, e do secretário de Governo, Gilmar Mazetto, acompanhou as diversas atividades disponíveis no local.
“A educação ambiental é importante para todos nós, pois somos afetados diretamente, em relação a poluição e descarte incorreto de resíduos e a grande prova disso é o Rio Tietê, que corta nosso município. Como sempre digo, a nossa parte temos feito bem, porém ainda falta muito para melhorarmos a saúde do Tietê e para isso é necessário a participação e engajamento de toda a população, desde criança até os adultos”, declara o Chefe do Executivo, Geraldo Garcia.
A ação realizou a premiação das unidades escolares na olimpíada de arrecadação de óleo usado, sendo que em 1º lugar ficou a unidade Cemus XII “Profa. Antonieta de Campos Buldrin Sontag”, em 2º lugar, Cemus XI “Profa. Lázara Maria Lara Begossi” e em 3º lugar, o Cemus V “Luiz Rodrigues de Almeida”. Ao total, foram arrecadados 1577 litros de óleo usado. “Todas as unidades educacionais, com apoio da comunidade local, participaram da Gincana de arrecadação do óleo usado, como forma de conscientização do descarte correto e ajuda ao Rio Tietê”, afirmou a secretária da Educação, Fernanda Barbutto, que ainda declarou “todos estão envolvidos com as ações ambientais de forma consciente”, finaliza.
A atividade foi realizada pela Prefeitura de Salto, por meio das Secretarias do Meio Ambiente, da Educação, da Saúde, através Departamento de Zoonoses, o Dia contou também com a participação da iniciativa privada: com as empresas Kanjiko, Ypê, Papa Cartão, Rodovias do Tietê, CSO Ambiental, Conasa e organizações Ordem Advogados Brasil (OAB), Associação Comercial de Salto (Acias) e Associação dos Engenheiros de Salto.