Espaço da Biblioteca Municipal vai oferecer acesso às pessoas com deficiência visual

A Prefeitura de Salto, por meio da Secretaria da Cultura, abre na próxima semana o espaço acessível e remodelado da Biblioteca Pública Municipal. A obra foi realizada por meio de um convênio com a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo e faz parte do Projeto de Acessibilidade em Bibliotecas.

O local recebeu os serviços de pintura, instalação elétrica adaptadas e piso tátil, além dos equipamentos de alta tecnologia para acessibilidade. A instalação dos kits possibilitará com que a Biblioteca de Salto tenha condições de oferecer acesso do seu acervo às pessoas com deficiência visual.

A Biblioteca de Salto recebeu um kit com sete equipamentos, que somam o valor de R$ 64 mil e é composto por digitalizador e leitor automático SARA-PC, scanner com voz, ampliador de caracteres de mesa Viva Color 17”, mouse Trackball Big Track, teclado adaptado baixa visão, microcomputador completo, impressora braile Everest-D V4 com abafador de ruídos e linha braile Focus 40 Blue.

O convênio do termo de cessão de equipamentos do Projeto Acessibilidade em Bibliotecas foi assinado pelo Prefeito de Salto, Geraldo Garcia, em agosto deste ano.

Treinamento

No mês de setembro, os servidores municipais da Biblioteca de Salto receberam o treinamento promovido pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, para manuseio e capacitação quanto ao equipamento e atendimento de pessoas com deficiência.

A capacitação faz parte do Projeto “Acessibilidade em Bibliotecas” e abordou as questões relacionadas à pessoa com deficiência, acessibilidade em bibliotecas e tecnologia assistiva.

Compartilhe esta notícia: