No dia 31 de outubro, as escolas CEMUS I, IV, V, VII e XI realizaram uma atividade sobre o Halloween, parte importante da cultura inglesa. A proposta foi direcionada aos estudantes de Língua Inglesa, com o objetivo de contextualizar as origens e tradições dessa festividade e fomentar o entendimento mais amplo das interações culturais.
O eixo de Dimensão Intercultural, conforme indicado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), nasce da compreensão de que as culturas, especialmente na sociedade atual, estão em constante interação e (re)construção. Esse contato entre culturas permite que diferentes grupos, com repertórios e identidades variados, vivenciem processos de formação de identidades abertas e plurais. Nesse contexto, o inglês é ensinado não apenas como um idioma, mas também como uma língua franca que conecta pessoas e ideias de várias partes do mundo, promovendo reflexões sobre identidade, cultura e o papel da língua nas relações internacionais.
A atividade do Halloween, alinhada a esses princípios, buscou explorar a língua inglesa como um caminho para compreender as relações interculturais. Com isso, os estudantes puderam refletir sobre o impacto cultural e social do inglês em uma perspectiva histórica e contemporânea, compreendendo a língua não apenas como um código de comunicação, mas como uma ponte que conecta pessoas, valores e tradições de diferentes países e contextos.
Para respeitar a diversidade de escolhas, as escolas enviaram anteriormente um bilhete aos pais e responsáveis solicitando autorização para a participação dos alunos. Aqueles que optaram por não participar tiveram a opção de realizar uma atividade alternativa, assegurando um ambiente inclusivo e acolhedor para todos.
Assim, a iniciativa das escolas CEMUS reforça o compromisso com uma educação que valorize a diversidade e promova a compreensão intercultural, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes e respeitosos no cenário global.