A equipe de Controle de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde de Salto intensificou na data de hoje, 17 de janeiro, as ações de combate à dengue no Jardim Celani e redondezas.
“Já nos primeiros dias de 2024, tem se confirmado casos positivos nessa região e é importante que os moradores abram as casas para que os agentes possam realizar a vistoria. Os agentes estão uniformizados e identificados”, relata Leandro Bernardes, coordenador da equipe.
As ações da equipe de saúde consistem principalmente no trabalho de porta a porta para orientação e eliminação de criadouros nos imóveis, além do atendimento de demandas relacionadas à presença de criadouros nas residências, vistorias em depósitos de recicláveis e empresas, educação ambiental em escolas e instituições de ensino, vistorias em imóveis públicos, exposições em eventos e palestras, bem como ações de educação nos centros de referência de assistência social, e realização do “fumacê” quando em áreas com grande número de casos, incluindo comunicação sonora (carro de som).
“O ano de 2024 inicia de modo preocupante devido à grande quantidade de larvas do mosquito Aedes aegypti registradas durante as vistorias no final de 2023, mesmo após a intensificação das ações, dando um sinal de alerta para que a população faça a sua parte nas casas, em conjunto com o trabalho oferecido pelo poder público, sendo de suma importância a visita dos agentes para que o morador receba as devidas orientações, haja visto que todos estão uniformizados e possuem crachá de identificação, além da disponibilização do adesivo com o contato telefônico para esclarecimento de dúvidas e confirmação informações e que é deixado para o morador como um comprovante da seguridade após a visita realizada”, enfatiza Leandro Bernardes, Coordenador do Setor de Controle de Endemias.
A equipe conta atualmente com 21 agentes em campo para vistoriar todos os imóveis do município. Somente em 2023, foram 50.283 imóveis trabalhados (vistoriados) e outros 31.947 que permaneceram fechados. Nesse caso, são deixadas notificações aos moradores, a fim de viabilizar uma visita posterior.
A Secretaria de Saúde alerta que, apesar do Ministério da Saúde ter iniciado a vacinação contra a dengue em alguns municípios, ainda são previstos muitos casos em todo o Brasil no ano de 2024 até que toda a população esteja imunizada, portanto, não se pode esquecer que o mosquito está por perto. Por isso, o munícipe que tiver qualquer dúvida pode solicitar uma visita dos agentes por meio do contato (11) 4029-4212 ou pessoalmente na Rua Floriano Peixoto, 1.132 – Vila Nova.