Enfermeiros da Rede Municipal de Saúde e Hospital participam de capacitação sobre testes rápidos

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do AMI (Ambulatório de Moléstias Infecciosas) e do Programa Municipal IST/HIV/AIDS, capacitou nos dias 01 e 14 de setembro, cerca de 50 profissionais de Enfermagem da rede municipal de saúde e do Hospital Municipal.

A capacitação abordou a prática para Diagnóstico da Infecção do HIV, Triagem de Sífilis e Triagem Hepatites B e C utilizando Testes Rápidos. O curso teve duração de 8 horas por dia e aconteceu no auditório da Pediatria do Hospital.

Todos os profissionais receberam os certificados estando aptos a realizar o Teste Rápido Diagnóstico da Infecção do HIV e os testes de triagem de Sífilis, Hepatites B e C, conforme as normatizações do Ministério da Saúde. O curso foi ministrado pelas enfermeiras Evani Save Poletto, Maria Carolina Castedo e Lidiane Coleoni.

A Coordenadora dos Serviços de Salto, enfermeira Lidiane Coleoni, ressaltou que o objetivo do curso é capacitar profissionais de Saúde no que se refere ao diagnóstico desses agravos para realizar, com qualidade e segurança, os testes rápidos disponíveis na rede do SUS.

“Estar atualizado sobre os testes disponíveis é de extrema importância, pois não apenas garante que os exames sejam feitos da mesma forma, independentemente do local no qual o paciente se encontra, mas, sobretudo, propicia que os profissionais estejam sempre sendo atualizados e mantendo o padrão de qualidade e realização de exames”, detalhou Coleoni.