Vencedores do 23º Prêmio Câmara de Meio Ambiente recebem premiação

Na noite de quarta-feira, dia 05, na Sala Palma de Ouro, a Câmara da Estância Turística de Salto e a Prefeitura da Estância Turística de Salto, por intermédio das Secretarias Municipais de Educação e de Meio Ambiente, realizaram a solenidade de premiação dos trabalhos vencedores do 23º Prêmio Câmara de Meio Ambiente, cujo tema em 2024 foi “Hortas comunitárias: do solo à semente, da agroecologia ao amanhã sustentável”. A cerimônia foi aberta ao público e contou com a participação dos vencedores nas categorias do prêmio e seus acompanhantes, representantes das escolas com alunos vencedores e membros dos poderes Legislativo e Executivo de Salto.

Neste ano, 675 trabalhos foram inscritos por alunos dos ensinos fundamental e médio das escolas públicas e privadas de Salto, nas modalidades Desenho, Cartaz e Texto Dissertativo-Argumentativo. Cada premiado recebeu um certificado e uma cesta de hortaliças fornecida pelo Espaço Agroecológico Sol d’Icaraí.

No início da solenidade, os alunos do Cemus IV “Prof. Odilo Della Paschoa” fizeram uma apresentação chamada “Semeando o Amanhã”. E, antes do encerramento da solenidade, os alunos do Cemus VIII “Prof.a Maria Florinda Zanni” fizeram uma apresentação intitulada “Semeando Sonhos, Construindo Jardins”.

Premiações

Os alunos premiados na modalidade Desenho foram Sabrina Lopes Montoia (Escola Estadual “Padre Francisco Rigolin” (CAIC)), Miguel da Silva Lima (Cemus X “João Baptista Ferarri” (Tita Ferrari)), Emanuelly Vitória de Oliveira Rodrigues (Escola Tom & Jerry) e Caio Dias de Melo Estevam (Escola de Educação Especial “Menino Jesus” (APAE Salto), que não pôde comparecer e foi representado na ocasião pela professora Sandra Cristina Olivati).

Na modalidade Cartaz, os alunos premiados foram Eduardo Gueno Hadykian (Colégio Anglo Salto), Lucas Borges da Silva (Cemus V “Luiz Rodrigues de Almeida”) e Larissa Magnusson (Escola Estadual “Prof. Tancredo do Amaral”).

A vencedora na modalidade Texto Dissertativo-Argumentativo foi Giovanna Pietra Leite de Araújo (Colégio Sapiência). A redação da aluna foi lida pela professora Elisangela Santos.

Menção Honrosa – Durante a solenidade, também foi homenageado o senhor Roberto Laurentino Gonzaga, que já realizou o plantio de mais de 800 mudas de árvores, principalmente na avenida Hilário Ferrari. Funcionário da Eucatex há 12 anos, Roberto sempre gostou de plantar árvores e, por isso, há oito anos começou a plantar mudas em locais públicos, como praças e avenidas, com autorização da Secretaria de Meio Ambiente.

“Prêmio Câmara Especial” – O “Prêmio Câmara Especial de Meio Ambiente”, que a cada ano é concedido a uma instituição, entidade, empresa ou profissional que se destaca na defesa do meio ambiente, foi entregue este ano ao senhor Orlando Fernandes, idealizador do Espaço Agroecológico Sol d’Icaraí.

Orlando é empreendedor e atua como gestor e consultor em soluções ambientais. Em 2022, Orlando e um vizinho procuraram a Prefeitura, que abraçou a ideia e permitiu que eles pudessem implantar o Espaço Agroecológico Sol d’Icaraí, em um local que, até então, se encontrava degradado e todos os anos sofria com queimadas.

Atualmente, junto de colaboradores, são desenvolvidas atividades na terra, plantando alimentos, árvores nativas e frutíferas, cultivando amizades e multiplicando os conhecimentos com toda a comunidade. Hoje em dia, o Espaço Agroecológico Sol d’Icaraí enche de orgulho a comunidade e é um grande exemplo de aplicação das técnicas corretas e da utilização consciente dos recursos.

Autoridades presentes

Fizeram uso da palavra durante a cerimônia a secretária de Educação, Anna Noronha; o secretário de Meio Ambiente, Flávio Garcia; o presidente da Câmara, Edival Pereira Rosa “Preto”; o vice-prefeito Edemilson Santos; e o prefeito Laerte Sonsin Júnior.

Também compareceram à solenidade os vereadores Alessandro Dernival da Silva, Antônio Cordeiro dos Santos, Cícero Granjeiro Landim, Fabio Jorge Rodrigues, Henrique Balseiros Chamosa Neto, José Benedito de Carvalho “Macaia”, Marcio Conrado e Vinícius Saudino de Moraes.

E, ainda, o secretário de Obras e Serviços Públicos, Sandro Roberto Stivanelli; a chefe de Gabinete da Secretaria de Educação, Rochelle Corazza; o chefe de Gabinete da Secretaria de Meio Ambiente, Vanderlei Ribeiro; o comandante da GCM, Adão Cândidio; e o subcomandante Isaías Mendes da Silva.

Representando a CSO Ambiental, empresa apoiadora do 23º Prêmio Câmara, compareceram o gestor operacional sênior, Wilson Fernando Carioca; e a coordenadora ambiental, Heloísa Driely Victor.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Salto.

Compartilhe esta notícia: