Numa parceria entre a Secretaria da Educação da Prefeitura de Salto e o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, o Programa “Bombeiro na Escola” é realizado na rede municipal de ensino, para os alunos do 4º, 5º, 8º e 9º ano do Ensino Fundamental, e nesse ano será estendido para a Educação de Jovens e Adultos e Contabilidade.
Nesta semana, o projeto recebeu novos equipamentos para treinamento de primeiros socorros: manequins de diferentes grupos de idade e coletes que são utilizados para instruir, ensinar e demonstrar como desobstruir as vias respiratórias causadas por acidentes e corpos estranhos.
O Programa “Bombeiro na Escola” foi idealizado com o propósito de possibilitar que os estudantes e funcionários, ao término das aulas ministradas, sejam capazes de identificar situações de perigo, de evitar que ocorram acidentes, e de agir da maneira correta em uma emergência, jamais ficando expostos aos riscos.
Durante o curso, os participantes são treinados nas seguintes ações: como acionar os bombeiros, como é produzido o fogo, rota de fuga, como agir no caso de uma emergência, casa segura, como evitar afogamentos, acidentes de trânsito e acidentes no lazer.
Para a secretária da Educação, o Programa é de extrema importância, focando na prevenção de incêndios e acidentes, ajudando a proteger toda a comunidade escolar.
“Espero que o curso contribua imensamente para o desenvolvimento, aperfeiçoamento e a segurança de todos os envolvidos na gestão educacional, estudantes, funcionários e família, apoiando de modo efetivo o Corpo de Bombeiros”, finaliza Anna Noronha Fávaro.