Com investimentos em torno de R$ 5,5 milhões, a obra deve trazer mais segurança e modernidade ao sistema viário do município
A primeira etapa das obras de duplicação da Avenida Nações Unidas (SP-73) teve início nesta terça-feira (5). Com investimentos em torno de R$ 5,5 milhões (cinco milhões e quinhentos mil reais), a obra deve trazer mais segurança e modernidade ao sistema viário desta região, e do município como um todo.
A primeira etapa tem início pelo trecho entre a entrada do Jd. Nair Maria até o Distrito Industrial, na Química Amparo Ypê. São 1,7 km de extensão que serão duplicados e receberão melhorias na infraestrutura, novos acessos – como rotatórias para veículos de grande porte-, novas faixas de rodagem, canteiro central, calçada, iluminação, sinalização adequada e paisagismo.
A segunda etapa, que compreende o trecho entre a Rua Japão e o acesso ao Jd. Nair Maria, deve ser iniciada em janeiro de 2020. As obras têm previsão de entrega ainda no primeiro semestre do próximo ano.
A duplicação é uma antiga reivindicação da população e, desde o início de sua administração, o Prefeito Geraldo Garcia tem buscado alternativas para investimentos que refletissem na qualidade de vida da população, especialmente na segurança que este trecho demanda. Durante vistoria no primeiro dia de obras, o Chefe do Executivo destacou a importância da obra para toda a região. “Este era um pedido antigo, que estava sendo articulado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano. Esta é uma obra viária importante que vai modernizar mais um acesso à nossa cidade e dar mais segurança para os moradores da região, pedestres e motoristas que por aqui transitam“, declarou.
A Avenida Nações Unidades recebe um fluxo intenso de veículos para o Distrito Industrial, acesso aos bairros da região e também para é um acesso importante à Rodovia Santos Dummont (SP-75). A obra também prevê a necessidade de modernização do trecho, tendo em vista o crescimento populacional da região.
O termo de contrapartida com empreendedores, construído pela Secretaria do Desenvolvimento Urbano, deve garantir a execução da obra de duplicação da avenida em suas duas etapas, conforme destaca o secretário da pasta, Sérgio Baldi. “A construção do termo que possibilita investimentos por contrapartidas é fundamental para uma boa gestão, uma vez que o trabalho que vem sendo desenvolvido tem como objetivo garantir que novos empreendimentos ofereçam a contrapartida da infraestrutura necessária ao entorno em que estão inseridos”, destacou.
As empresas responsáveis pelo investimento são: MRV (primeiro trecho), e Jardim dos Ipês Empreendimentos Imobiliários (segundo trecho).