Doação de sangue acontece no dia 17 de maio na Clínica Moutonnée

A Secretaria Municipal de Saúde realizará no sábado (17/05), em parceria com o Hemocentro da Unicamp de Campinas, uma ação voltada à doação de sangue. A coleta acontecerá às 8h, na Clínica de Saúde Moutonnée, localizada Avenida Rocha Moutonnée 2.800, Bairro Terras de São Pedro e São Paulo.

Todos os munícipes passarão por uma pré-triagem. Quem teve dengue poderá doar somente após 30 dias do diagnóstico. Não é preciso agendamento, basta comparecer no local e retirar a senha. No dia serão disponibilizadas 200 senhas a partir das 8h.

Unicamp traz sua equipe técnica, responsável pela triagem e captação do doador. A Prefeitura é responsável pela organização, estrutura física, ambulância de apoio e fornecimento dos lanches aos doadores.

Para garantir a segurança de todos e o sucesso da sua doação, é importante que o doador atenda aos seguintes requisitos:

– Estar em boas condições de saúde.
– Idade: Ter entre 16 e 69 anos. Se você tem menos de 18 anos, não esqueça de trazer os documentos necessários e o formulário de autorização assinado pelos responsáveis. Para quem já tem mais de 61 anos, só poderá doar se a primeira doação foi feita antes dos 61.
– Peso: Pesar no mínimo 50kg.
– Descanso: Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas, para garantir que você esteja bem descansado.
– Alimentação: Você não pode estar em jejum, mas evite alimentos gordurosos (como bacon, ovos, feijoada, etc.) antes da doação. Após o almoço, espere pelo menos 3 horas para doar.
– Hidratação: É importante estar bem hidratado. Se ingeriu álcool recentemente, aguarde até os sinais de ressaca desaparecerem.
– Atividades de risco: Evite realizar atividades que exijam esforço físico ou sejam de risco (trabalhos em altura, dirigir veículos pesados, operar maquinário) após a doação.
– Esportes: Também recomendamos não praticar esportes logo após doar sangue.

A Campanha de doação de Sangue em Salto acontece há cerca de 8 anos graças à parceria entre a Prefeitura Municipal e o Hemocentro da Unicamp.

Compartilhe esta notícia: