Desde 2021, Secretaria do Meio Ambiente já resgatou mais de mil animais silvestres

Desde 2021, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente já resgatou um total de 1.084 animais silvestres. Destes, 783 foram entregues ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS Núcleo da Floresta) para os cuidados pertinentes. Nos primeiros cinco meses de 2023, a secretaria já resgatou 164 animais, dos quais 67 foram encaminhados à instituição.

Em 2021, a Prefeitura Municipal da Estância Turística de Salto, através da Secretaria de Meio Ambiente, firmou o Contrato de Prestação de Serviços com o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres – CRAS Núcleo da Floresta – para o recebimento, tratamento, reabilitação e reintrodução de todos os animais silvestres resgatados no município pela Unidade de Resgates de Animais Silvestres e pelo Centro de Controle de Zoonoses. A contratação teve o apoio do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente – COMDEMA, que autorizou a utilização do Fundo de Meio Ambiente – FUNDEMA.

Além dos resgates  rotineiros de animais silvestres, que são encontrados constantemente no meio urbano, alguns casos excepcionais de resgate de animais entregues ao CRAS fazem com que a parceria seja de suma importância para o município. Dentre esses casos, destacam-se: 03 Araras Canindé (Ara ararauna), 02 Papagaios-de-peito-roxo (Amazona vinacea); 02 Tamanduás-mirins (Tamandua tetradactyla); 01 Jacaré-de-papo-amarelo (Caiman latirostris); 01 Onça-parda (Puma concolor) e 01 Falcão-peregrino (Falco peregrinus).

Atualmente, o CRAS Núcleo da Floresta é um dos Centros de Reabilitação mais completos do estado de São Paulo e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Salto, com o apoio do COMDEMA, já renovou a contratação em 2022 e está renovando em 2023, mantendo, assim, os trabalhos de conservação da fauna silvestre local.