Descarte correto de cartão de plástico pode ser feito na Atende Fácil

O Atende Fácil conta com o Papa Cartão® do Programa RC – Reciclagem de Cartão, sistema que arrecada cartões de plástico, como cartão de crédito, em desuso e transforma-os em novos produtos.
O objetivo do Programa RC é contribuir com as metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), reduzindo a disposição do cartão plástico vencido em solo e água por meio da reciclagem. Além disso, busca incentivar empresas e órgãos públicos a adotarem práticas sustentáveis e assegurar que pessoas em todos os lugares tenham informações relevantes sobre a temática da sustentabilidade.
O Papa Cartão® funciona por meio de manivela que, sem o uso de energia elétrica, corta o cartão em sete partes de forma que o chip seja destruído. Todo material recolhido no equipamento móvel instalado na recepção do Atende Fácil é enviado à planta fabril da R.S. de Paula dedicada a reciclagem do cartão, situada em Salto, que utiliza essa matéria prima de baixo impacto ambiental para produzir diversos produtos como cadernos, caixas, pranchetas e até mesmo placas de sinalização, troféu e medalhas.
Desde o início do Programa RC, já foram arrecadados mais 3 milhões de cartões plásticos pós-uso nos diversos Papa Cartão® instalados no Brasil, desse total 3.495 vindo do ponto de coleta localizado no Atende Fácil. Desses, diversos produtos, troféus e medalhas foram fabricados para campeonatos de tênis, pedaladas solidárias e eventos educacionais da região de Salto e Itu.
Para o idealizador e diretor executivo da empresa, Renato Soares de Paula, esse trabalho vai além da logística reversa de cartões plásticos vencidos. “Repensamos o destino e reinventamos o descarte do cartão plástico vencido”.
O munícipe pode descartar qualquer tipo de cartão plástico vencido, como cartões de débito, crédito, seguro-saúde, fidelidade, cartões-presentes, credenciais, cartões telefônicos, bilhete único, alimentação, entre outros, e dessa forma colaborar com o descarte correto e seguro.

Compartilhe esta notícia: