Departamento de Zoonoses realiza castração e chipagem de cães e gatos

A Prefeitura de Salto, por meio da Secretaria da Saúde – Departamento de Zoonoses – e a Secretaria do Meio Ambiente, realizou na última segunda-feira (12) a campanha de castração e chipagem em animais. Nesta etapa foram cadastrados mais 100 gatos e 97 cães. Os procedimentos foram realizados no Centro Esportivo João Luiz Guarda (Buracão).
A castração é uma das formas de domesticar cães e gatos e evitar crias indesejadas contribuindo para o controle de abandono e maus tratos, a chamada guarda responsável. Para os animais, o procedimento ajuda a prevenir câncer de mama nas fêmeas e de próstata nos machos, e auxilia no controle de zoonoses. “A chipagem também contribui nesse controle, pois, em caso de animais perdidos é possível encontrar o dono pelas informações armazenadas no chip”, destaca a veterinária da rede municipal Luciana Soares.
O serviço de castração foi realizado gratuitamente pelo cadastro na Zoonoses. Está é mais uma ação do Programa Município VerdeAzul que garante mais qualidade ambiental e saúde.