Na manhã desta quinta-feira (22), no auditório da Prefeitura Municipal, aconteceu mais uma reunião da “Sala de Situação das arboviroses do município de Salto”. O principal assunto abordado é a DENGUE. O grupo é formado por representantes de secretarias municipais da Prefeitura, como Saúde, Meio Ambiente, Secretaria de Obras e Serviços Públicos, Educação, Departamento de comunicação, SAAE, Defesa Social e Hospital Municipal.
A Sala de Situação das arboviroses está diretamente ligada à Secretaria Municipal de Saúde e tem o objetivo de monitorar e criar ações de prevenção e controle das arboviroses que inclui – dengue, zika e chikungunya, além do carrapato estrela e escorpiões.
A Coordenadora de Vigilância Epidemiológica de Salto, Enf.ª Ana Paula Aguirre, destaca que o Município vem intensificando há meses as ações de dengue, principal tema hoje. “A equipe do Centro de Controle de Endemias, coordenada pelo Biólogo Leandro Bernardes, através dos agentes de combate às endemias estão a todo o vapor, sempre em campo trabalhando de forma preventiva junto à população.
Dengue
A Secretaria de Saúde, por meio do setor de Controle de Endemias, realiza as ações preventivas e reforça o apoio de cada morador contra o mosquito Aedes aegypti e pede que fiscalize periodicamente o quintal de casa, verificando a vedação adequada de caixas d’água, os pratinhos de planta, garrafas, e qualquer outro objeto que possa acumular água parada. Além de preservar a limpeza das vias públicas e evitar o descarte incorreto de lixo em locais e horários impróprios.
A intensificação das ações consiste no trabalho em equipe e união das Secretarias de Saúde, Meio Ambiente e Educação que realiza um trabalho efetivo de orientação preventiva através de palestras em escolas, empresas e eventos, além do trabalho da Equipe da Saúde da Família, que atua diretamente junto aos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Endemias, nas visitas realizadas.
Como prevenir
Dicas simples podem ajudar na prevenção contra dengue dentro da sua residência e assim evitar que sua família seja vítima da doença. São atitudes e medidas que aos serem adotadas no seu dia a dia farão a diferença para toda sociedade.
A principal forma de se prevenir contra dengue é reduzir a infestação do mosquito Aedes aegypti, que é o responsável por transmitir o vírus. Eliminar o criadouro é fácil e pode ser feito em pouco tempo, adotando ações simples do cotidiano.
Evitar água parada em pneus, latas e garrafas vazias sempre é importante, assim como cuidar as plantas e vasos, potes e outros objetivos que acumulam água. Realizar a limpeza regular da caixa d’água e sempre mantê-la fechada, com tampa adequada também entra nesta lista. O cuidado com a sua residência, terreno e lote vai fazer a diferença no combate à doença.
Outro ponto citado por especialistas é a verificação das calhas, retirando por exemplo folhas, galhos e tudo que possa impedir a água de correr por elas. Colocar lixo em sacos plásticos e manter a lixeira fechada, assim como eliminar entulhos do seu quintal. O pote de água para seu animal de estimação também deve ser trocado com frequência.
Ações simples como eliminar copinhos plásticos, tampas de refrigerante e sacos abertos que possam acumular água ajudam no combate à dengue. Piscinas que não estiverem em uso podem ser cobertas para evitar a proliferação dos mosquitos. Tampar os ralos é mais uma medida recomendada.
Se tiver ocorrendo obras na residência sempre é bom estar atento a equipamentos como lonas, carrinhos de mão, betoneiras para não acumularem água. Na lista ainda aparece as limpezas da bandeja externa da geladeira e da bandeja coletora de água do ar-condicionado.
Outras medidas
Para sua proteção individual os repelentes também são recomendados, pois podem evitar as picadas dos mosquitos. A composição do produto indica o tempo de proteção e necessidade da reaplicação. Caso for aplicar outros itens como protetor solar ou hidratante, a dica é usar o repelente por último. Se for para crianças, ficar atento se o produto é de uso pediátrico.
Quando procurar o serviço de saúde
O Ministério da Saúde orienta que todo indivíduo que apresentar febre (39°C a 40°C) de início repentino e apresentar pelo menos duas das seguintes manifestações – dor de cabeça, prostração, dores musculares e/ou articulares e dor atrás dos olhos, deve procurar imediatamente um serviço de saúde, a fim de obter tratamento oportuno.
Compartilhe esta notícia: