Com o período de férias escolares de dezembro a janeiro, a Defesa Civil de Salto reforça a campanha de combate ao uso de cerol e outras linhas cortantes, utilizadas para soltar pipas e similares. Ao lado da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar, a Defesa realiza constantes fiscalizações na cidade para coibir a comercialização e a utilização desse tipo de material, que oferece grande risco, principalmente a ciclistas e motociclistas.
No último final de semana foram realizadas dezenas de apreensões de linhas com cerol e outras linhas cortantes em diversos pontos da cidade. A legislação proíbe a comercialização e o uso do cerol pela Lei 7.189 de 1996. Segundo o coordenador da Defesa Civil, Orlando Neri, é de extrema importância a consciência, principalmente dos pais e responsáveis, de que as crianças devem evitar o uso do cerol, pois as consequências podem ser enormes.
“Realizamos um constante trabalho junto à GCM e à PM de fiscalização e repreensão ao comércio e ao uso do cerol, mas temos que contar com a colaboração de todos. Vemos no noticiário os acidentes, muitas vezes fatais, causados pelo uso do cerol nas linhas de pipa. Temos que ter a consciência desse perigo”, alertou o coordenador da Defesa Civil.
O Departamento de Trânsito e a Defesa Civil já propôs parceria com algumas empresas a exemplo do ano anterior para realizar na cidade uma campanha voltada ao uso de cerol e outras linhas cortantes.