Curso “Protagonismo Pedagógico” certifica educadores da Rede Municipal

A Secretária Municipal da Educação, Anna Noronha Fávaro entregou na noite de terça-feira, 14/06 certificados de conclusão aos professores da Rede que participaram do curso “Protagonismo Pedagógico”, onde tiveram formações continuadas para o desenvolvimento dos conteúdos dos livros do material didático SESI, nas disciplinas de português e matemática.

Ministrado pelas professoras formadoras Celene Groninger e Gislene Cunha, o curso contribuiu de forma significativa para o desenvolvimento da prática docente, fortalecendo o conhecimento profissional do professor, além de ter garantido mais qualidade no ensino e dinamismo nas aulas. “A Secretaria da Educação busca, com essa iniciativa, demonstrar para a comunidade escolar que se preocupa com a diversidade de práticas pedagógicas que o professor aplica aos alunos nas atividades”, enfatiza Anna Noronha.

Segundo a professora Ana Maria do CEMUS V, o curso ofereceu a oportunidade de ouvir relatos de outros educadores, o que proporcionou grande troca de experiências e permitiu a expansão do repertório de estratégias de ensino frente ao material SESI. Para a professora Gilmara do CEMUS IX, os encontros de formação foram dinâmicos, com muitas trocas e leveza em cada tema apresentado. “As horas passavam sem serem percebidas, conteúdos ricos e com excelentes abordagens que atenderam sem dúvida todas as expectativas”, acrescentou.

Essa formação continuada oportuniza ao professor a construção de novos conhecimentos, a apropriação de novas técnicas de ensino, e ainda de compartilhar experiências coletivamente, cooperando com seus colegas, encontrando, assim, formas inovadoras de enfrentar os problemas de sala de aula, de sua escola e de sua vida. “Essas formações aconteceram fora do horário de aula. No segundo semestre as formações serão oferecidas novamente para novos grupos de trabalho”, destacam as professoras formadoras.