A Prefeitura de Salto, informa que, na sexta-feira (04), a Secretaria de Obras realizou o fechamento do coreto da Matriz com tapumes, para realizar a reformulação do local. O objetivo é dar nova vocação para o coreto e torná-lo um novo equipamento cultural. Com a nova interferência o coreto será um espaço multifuncional, e poderá receber exposições, instalações, entre outros atrativos para receber turistas e visitantes.
O coreto traz uma bagagem histórica muito viva dos tempos em que a Fábrica de Tecidos Brasital estava em pleno funcionamento, momento em que aconteciam apresentações de bandas na praça. Com o tempo, essas atividades foram deixando de ser prestigiadas e agora, o resgate da utilidade cultural do espaço deve acontecer, graças a este novo planejamento envolvendo as secretarias do município.
A iniciativa parte de uma necessidade de resgate da vocação do coreto, que junto com o Monumento à Fundação, que é um espaço histórico de visitação pública. Mediante a essa intervenção, o local estará fechado para adequações que devem iniciar nas próximas semanas.
Recentemente, durante as festividades da Festa Ítalo Saltense, o coreto foi adaptado para ser a Sala Ítalo-Saltense e recebeu a exposição “A construção das memórias italianas em Salto”. Assim, foi criado um espaço interativo para que os visitantes compartilhassem das suas memórias conectadas com a história dos italianos em Salto. Também recebeu a exposição “Tecendo a História: A presença italiana na indústria saltense”, que exibiu um recorte da história da cidade de Salto a partir da instalação das indústrias, principalmente das tecelagens.