A destinação é feita de forma correta, sem agredir o meio ambiente
A Cooperativa de Reciclagem Boa Esperança de Salto (Corbes), situada na Avenida Tranquillo Giannini, realiza o trabalho de coleta, separação e destinação correto de todo material reciclado no município. Entre os resíduos mais recebidos estão: caixa de leite, plásticos diversos, latinhas de refrigerantes, mas também tem outros materiais, como papelão.
Nos últimos anos, a Cooperativa tem arrecadado cerca de 200 toneladas de materiais, mas nesse último ano esse número caiu significativamente, em torno de 80 toneladas, o que aponta um grande desperdício de material reciclado que está sendo depositado no aterro sanitário do município. “É com grande pesar, que uma grande parte da população não tem feito a separação destes resíduos, que podem ser reutilizados ou destinados de forma correta e assim não agredir o meio ambiente. Estamos crescendo em números de Ecopontos no município, oferecendo formas de coletas e ainda assim estamos recebendo cada vez menos material, declarou a coordenadora técnica da cooperativa, Tatiane Tedeschi.
Segundo ainda relato da Tatiane Tedeschi, há muito material que chega a Corbes mistura com material orgânico e até mesmo com papel higiênico, fraldas descartáveis e absorventes usados, que podem ser enviados ao aterro. “Quando esses descartes vêm misturados, eles ficam contaminados e não é possível separá-los, mesmo quando há plástico junto, além de afetar negativamente o trabalho dos separadores na esteira”, esclareceu.