O Cemus VIII “Profª. Maria Florinda Zanni”, no Nova Era, foi a primeira unidade escolar do município a receber a instalação dos contêineres soterrados para coleta de materiais recicláveis. A iniciativa de instalar estes equipamentos na frente das unidades de educação municipal – Cemus – começou na manhã desta terça-feira (09). A ação é da CSO Ambiental e da Prefeitura de Salto.
Pelo projeto, a instalação dos contêineres será feita em frente às 15 unidades dos Cemus e servirá para a captação de material reciclável das escolas e também das residências da região. Esta é uma ação que faz parte de uma das diretrizes apresentadas para a certificação de Salto no Programa Selo Município VerdeAzul do Governo do Estado de São Paulo (no qual a cidade obteve o 7º lugar no Estado em 2017).
A instalação dos contêineres na frente às escolas, que terão capacidade de 3.000 litros, ou seja, três vezes mais que os contêineres verdes que temos nas ruas, também será uma ferramenta de educação ambiental junto aos alunos da rede municipal de ensino, que divulgarão a importância da coleta seletiva e da reciclagem de material junto aos familiares.
Segundo a concessionária responsável pela coleta de lixo e limpeza das ruas da cidade, CSO Ambiental, a intenção é de que todos os contêineres estejam instalados até o final de março. Além disso, dentro de cada uma das escolas haverá também um contêiner menor, que servirá para a coleta de lixo orgânico para utilização na usina de compostagem da cidade.