A Prefeitura escolheu a data para marcar a véspera do Dia da Não Violência contra a pessoa Idosa, celebrado em 15 de junho. A obra inicia na próxima segunda-feira (17)
A Prefeitura de Salto, por meio da Secretaria de Ação Social e Cidadania, realizou nesta sexta-feira (14), a cerimônia de lançamento da Pedra Fundamental para anunciar o início da construção do Centro de Convivência da Pessoa Idosa. O evento foi realizado no Centro de Lazer “Prof. Edmur Ignácio Sala”, à Rua Guanabara, s/n, Vila Romão – Salto, local da construção.
Na ocasião, o Coral da Melhor Idade dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) se apresentou; o evento contou também com atividades de aeróbica e testes rápidos com orientação de prevenção às doenças, realizados pela secretaria de Saúde.
Na ocasião, o Prefeito Geraldo Garcia mostrou grande satisfação por dar continuidade neste projeto. “Quero saudar a todos, por esta luta, esta conquista e quero agradecer ao Deputado Rodrigo de Moraes que está presente e faz parte deste sonho”, destacou.
Para o secretário de Ação Social e Cidadania, José Carlos Grigoletto, “o novo espaço possibilitará a ampliação do trabalho já oferecido pela Secretaria, referente a qualidade de vida dos idosos saltenses”.
Entre as autoridades estiveram presentes, o presidente da Câmara Lafaiete Pinheiro e os vereadores Roberto Natalino Silveira, Vinicius Saudino, Alexandre Martins, Álvaro Pacheco, Ezequiel de Souza Damasceno, José Benedito Carvalho (Macaia) e Luiz Carlos Batista. O secretário da Defesa Social Redcliff Sierra dos Santos, secretário de Esportes e Lazer Eliano Apolinário de Paula, o secretário do Meio Ambiente Ângelo César Turqui Piva, o secretário de Obras e Serviços Públicos Alaor Ourique de Carvalho também prestigiaram o evento, bem com a diretora geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Karina Souza.
Sobre a obra
A empresa vencedora, Costa & Costa, deve iniciar os trabalhos já na segunda-feira (17). O investimento total é de R$ 528.281,34 (quinhentos e vinte e oito mil, duzentos e oitenta e um reais e trinta e quatro centavos), sendo R$ 250 mil, repasse liberado pela Secretaria do Desenvolvimento Social, através de emenda parlamentar encaminhada pelo Deputado Estadual, Rodrigo Moraes. O restante do valor é contrapartida da Prefeitura, com recursos próprios.
O novo espaço tem como objetivo oferecer acolhimento, proteção, convivência e o fortalecimento da rede de apoio às pessoas idosas, para prover cuidados durante o dia, ou parte dele. Serão ofertadas atividades Inter geracionais, cognitivas, físicas e culturais, estimulando o autocuidado, respeitando à singularidade e autonomia da pessoa idosa em atenção ao plano de cuidados individuais, promovendo a convivência, sociabilidade e o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.
O município de Salto, de acordo com o último senso (2010), registrou um total de 105.516 habitantes, sendo 11.233 mil idosos. De acordo com o secretário de Ação Social e Cidadania, José Carlos Grigoletto, cerca de 2600 pessoas participam ativamente dos programas dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). “A procura é grande e a cidade necessita de mais espaço destinado a atender esse grupo. São investimentos necessários, já que as atividades ministradas através dos Cras refletem diretamente na qualidade de vida dos idosos. Eles participam de ginástica, canto e coral, pintura em madeira, artesanato, rodas de conversa, dança e têm atendimentos diversos que elevam a autoestima”, destaca.
O Centro do Idoso será construído ao lado do Centro de Lazer Prof. Edmur Ignácio Sala. A obra está prevista para ser executada em seis meses.
Compartilhe esta notícia: