Aconteceu nessa quarta-feira (24/08), na Sala Palma de Ouro, o II Fórum de Educação “Rede Protetiva – Um Direito Humano”, promovido pelo Conselho Municipal de Educação, com apoio da Secretaria Municipal da Educação da Prefeitura da Estância Turística de Salto.
Convidados especiais ligados diretamente à Educação de Salto, como Judiciário, Legislativo e Executivo participaram de importantes discussões sobre a oferta de proteção e amparo à criança e ao adolescente. Eles foram recepcionados pelo Grupamento de Operações com Cães, comandado pelo GCM Zatti. O cerimonial contou ainda com apresentação dos professores de música, Célia Trettel e Gilmar dos Santos, do Conservatório Municipal “Maestro Henrique Castellari”.
O professor doutor de Filosofia e Direitos Humanos, Adelino Francisco de Oliveira, da IFSP de Piracicaba, proferiu palestra sobre Direitos Humanos. Muitos convidados presentes das cidades de Votorantim, Piracicaba, Capivari, Sorocaba e Porto Feliz participaram da roda de conversa e exposição de suas ações contributivas à rede protetiva em suas localidades.
Marcaram presença no evento a secretária da Educação de Salto, Anna Noronha Fávaro; secretária de Assistência Social, Mércia Falcini; representantes das secretarias municipais da Saúde e da Defesa Social; dirigentes regionais de Ensino da Região de Itu, Josimarie Julio Coutinho, e de Capivari, Edivilson Cardoso Rafaetta; presidente APEOESP de Salto, Rita Leite Diniz; vereadores Edival Pereira Rosa e Gideon Tavares; além de professores, diretores de escolas municipais e estaduais.
O final do encontro foi marcado pela apresentação do CAPS e atividades musicais desenvolvidas pelo programa. Do Fórum, sairá uma Cartilha assinada pelos presentes para a promoção constante dos direitos da Criança e do Adolescente em sua proteção, com o apoio de todos, tais como: desburocratização, apoio de rede, celeridade nas ações, escuta especializada (lei 13.431/17), apoio da saúde, educação, segurança pública, defesa social, ação social, educação, conselhos e outros.