Conselho da Educação discute procedimentos de segurança nas escolas

O Conselho da Educação realizou nesta quarta-feira (20), a reunião ordinária para tratar sobre a segurança nas escolas. O encontro reuniu autoridades municipais, vereadores, a Polícia Militar, secretário da Defesa Social – responsável pela GCM, pais, alunos, representantes e diretores das escolas estaduais, representante da Diretoria Regional de Ensino e membros do Conselho Municipal e da Secretaria da Educação.
Na oportunidade, o secretário da Defesa Social, Redcliff Sierra dos Santos tranquilizou os pais e diretores e explanou sobre o patrulhamento e ronda realizados pelas equipes da Guarda Civil Municipal. “Em parceria com a PM, o patrulhamento foi reorganizado para atender a demanda e novas estratégias frente aos boatos que circularam nos últimos dias nas redes sociais referente à segurança nas escolas”, destacou.
Durante o encontro, os pais e responsáveis presentes puderam externar suas preocupações e também ouvir as ações já realizadas pelas corporações de segurança. “A GCM e a PM estão em contato direto com as diretorias das escolas para orientação, para que ao menor sinal de qualquer anormalidade os profissionais procurarem as autoridades policiais para providências”, explicou o secretário da Defesa Social.
Ambas as corporações destacaram os programas de orientação junto aos estudantes no combate às drogas, bullying, e no caso das escolas municipais, com o projeto “Anjos da Vida”, acompanhamento psicológico e social quando necessário.
O secretário de Governo, Gilmar Mazetto, falou sobre os limites de atuação do município, e a contribuição da cidade junto ao Estado. “Dentro das nossas possibilidades, estamos cumprindo o nosso papel. É importante lembrar que as escolas municipais contam com um sistema de monitoramento 24h e qualquer ato suspeito, a Central já aciona a equipe de patrulhamento mais próxima para atendimento de ocorrência”, disse.
As diretoras das unidades de ensino do Estado reforçaram sobre as orientações quanto aos procedimentos segurança nas escolas estaduais que estão sendo realizados e destacaram a necessidade de uma maior participação das famílias, no ambiente escolar, para que a escola seja parte da integrante da comunidade a qual está inserida.