Uma reunião entre membros do Conselho de Segurança (Conseg), Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Salto (CMDM), do Conselho Municipal Antidrogas (Comad) discutiu na última semana, medidas a serem adotadas em defesa da mulher.
Na ocasião, o Dr. Jades Martins Melo e o GCM Carvalho, membros do Comad, fizeram a explanação de todo o trabalho desenvolvido dentro do Programa de Integração Sociofamiliar, que também busca atender mulheres vítimas de maus tratos e também foi explicado sobre o funcionamento do aplicativo do “Botão do Pânico”; uma medida protetiva e possível para a vítima que seguir os procedimentos após sofrer agressão. “O nosso trabalho busca fortalecer e encorajar a mulher a registrar a ocorrência, a buscar o exame de corpo de delito que é prova fundamental”. Isso inclui as orientações do GCM Carvalho, bacharel em direito, designado para dar suporte necessário às vítimas, a fim de melhor socorrê-las. “Descrever o ocorrido detalhadamente é um facilitador para que a Justiça conceda o pedido. Dessa forma, o Comad recebe o comunicado para, de pronto imediato, comunicar com a referida vítima e iniciar a proteção prática”, destaca.
Todos se mostraram sensíveis à questão do combate a violência contra a mulher em Salto e traçaram compromisso de reunir forças para combater a violência. Participaram do encontro o Prefeito Geraldo Garcia, o diretor do Conseg Fábio Noronha, o comando da Polícia Militar, representado pelo Capitão Ricardo Teobaldo; o diretor da GCM de Salto, Márcio Paludetto, a secretária de Educação, Fernanda Barbutto, o secretário da Ação Social e Cidadania José Carlos Grigoletto, a vice-presidente da OAB de Salto, Fabiani Bertolo.