A Prefeitura de Salto, por intermédio da Secretaria do Meio Ambiente e junto ao Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comdema), instituiu por meio da Lei nº3194 de 2013 ações para o desenvolvimento de questões ambientais e em outubro deste ano, completa um ano que foram empossados os conselheiros e até hoje foram realizadas onze reuniões do Comdema, onde foram abordados diversos temas como deliberações sobre recursos previstos na Lei nº 3480/2015 que regulamenta a limpeza de terrenos e queimadas e também da Lei nº3490/2015 de arborização urbana – poda/ remoção de árvores.
Foi abordado, em reunião, a participação da Secretaria do Meio Ambiente nas Câmaras Técnicas do Comitê da Bacia do Rio Piracicaba, Capivari e Jundiaí, onde os técnicos participam da Câmara Técnica de Educação Ambiental, Câmara Técnica de Outorgas e Licenças e Câmara técnica de Recuperação e Conservação de Recursos Naturais.
Outra pauta apresentada foi o relatório de gestão ambiental do Programa Município Verde Azul, que mostrou as ações desenvolvidas para cumprimento das diretivas do Programa para a certificação e foi deliberado também o uso de recursos do Fundo Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Fumdema), o pedido realizado pela Coordenador da Defesa Civil foi de aquisição de um conjunto de combate de incêndio para pick-up. A deliberação do Comdema foi a favor da aquisição, o que beneficiará muito o município, pois o atendimento a queimadas será mais ágil.
As reuniões do Comdema são abertas ao público e acontecem toda última segunda feira do mês as 15:00 na sede do Serviço autônomo de água e esgoto (SAAE) que fica na Rua Dr. Barros Junior, 165, Centro, Salto.