Com mais de 3,3 mil m², Salto inaugura o maior Centro Cultural do sudeste paulista

O novo espaço da cultura saltense passa a abrigar diversos equipamentos culturais e receberá mais de 1800 frequentadores

A Prefeitura da Estância Turística de Salto, por meio da Secretaria da Cultura, inaugurou oficialmente o novo Centro Cultural da cidade na última quinta-feira, 28 de março, às 15h, em evento aberto ao público, com a presença de diversos artistas, autoridades e apresentação da banda instrumental MPB/POP do Conservatório Municipal Maestro Henrique Castellari.

O prédio está localizado em frente ao Terminal Rodoviário de Salto e passou por diversos restauros e adaptações para receber diferentes modalidades artes e mais de 1800 frequentadores. Foram instaladas divisórias de drywall com tratamento acústico para instrumentos musicais, telhado, portas, parte elétrica e hidráulica, pintura, entre outras melhorias. Ao todo, foram investidos cerca de R$ 860 mil.

A nova estrutura, com mais de 3.300 metros quadrados (de área construída principal, mais jardins e estacionamento), é dividida em três andares. Entre os equipamentos culturais que integram o novo Centro Cultural está o Conservatório Municipal Maestro Henrique Castellari que, neste ano, recebeu recorde de inscritos no processo seletivo, com mais de 2 mil candidatos. O maior número em 57 anos de existência.

Além do Conservatório Municipal, o novo Centro Cultural abriga o Auditório J. Silvestre (140 lugares); o Espaço de Artes Plásticas Carlos Pousa; a Praça das Artes, com palco para apresentações; diversas salas de oficinas culturais, lanchonete, banheiros, copa/refeitório e os departamentos da Secretaria da Cultura. “É um espaço magnífico, preparado e adaptado para que a Cultura saltense, que já é grande, seja ainda maior”, destaca o prefeito Laerte Sonsin Jr.

Vale ressaltar, ainda, o esforço do Executivo municipal para obter o uso do prédio do IFSP – Campus Salto, após um longo período de tratativas com a Reitoria do Instituto Federal de São Paulo e diversas reuniões. “Quero destacar o empenho do nosso prefeito Laerte”, afirmou o secretário da Cultura – Oséas Singh Jr., “não fosse a persistência dele, não teríamos esse espaço maravilhoso para a cultura. Foi uma batalha burocrática que ele venceu em São Paulo e em Brasília, com todos os méritos”.

Durante o evento, alguns artistas plásticos foram homenageados com troféus de Mérito Artístico e Destaque Artístico. Sendo eles: Carlos Pouza (in memorian), Alba Milioni, Evandro Schiavone, Danilo Bisquin, Marcelo Pranstetter e Sérgio Christo. A IFESP recebeu o troféu Instituição Amiga da Cultura e também foram homenageadas as empresas Ágil Internet e Eucatex Tintas, que colaboraram com as novas instalações.

O prefeito Laerte Sonsin Junior descerra a placa de inauguração juntamente com o diretor-geral do IFSP campus Salto, Edilson Bueno

Mais fotos no Facebook! Acesse AQUI!