CISM recebe visita de familiares de enfermeira homenageada na inauguração

A Secretaria de Saúde recebeu, na noite desta quarta-feira (19), os familiares da enfermeira Clara de Queiroz Rodrigues, homenageada na Inauguração do CISM – Centro Integrado de Saúde da Mulher, realizada no dia 23 de junho como parte da programação de aniversário da cidade.

Estiveram presentes no momento da homenagem póstuma, os filhos Hélio, Leonor e Apolônia; o Secretário de Saúde Márcio Conrado, que conduziu a homenagem à família; o Secretário de Turismo Wanderlei Rigolin; a Chefe de Gabinete de Saúde, Cristiana Azevedo; a Diretora da Atenção Especializada, Cristiane M. de Oliveira; a Coordenadora de Atenção Especializada, Enfª Lidiane Coleoni; a Coordenadora do Programa Melhor em Casa, Enfª Maria Carolina Castedo e colaboradoras do CISM.

“Mantivemos a homenagem e dedicamos um espaço à enfermeira Clara (in memoriam), que tanto se dedicou aos pacientes por onde passou, prestando serviços com amor e carinho, como disse os filhos nesse momento. Fizemos questão de manter a homenagem que foi realizada em 2002 ainda em vida e hoje mantivemos a póstuma, no qual exercemos toda gratidão”, enfatiza o Secretário Márcio.

A filha Leonor, emocionada, ressaltou a importância do trabalho da mãe e, em nome dos irmãos presentes e familiares, disse estar “muito feliz em receber esse espaço próximo à recepção do CISM, com a placa de homenagem realizada em 2002 e o quadro com a foto dela. Agradecemos a todos”.

Quem foi Clara de Queiroz Rodrigues?

Clara nasceu em 05/05/1933, foi casada com o Dr. Geraldo Rodrigues, conhecido na cidade como “Geraldo dentista”. Mãe de seis filhos (dois in memoriam), ingressou na Escola de Enfermagem da Faculdade de Medicina da USP, onde fez o curso de Enfermeira Padrão.

Além de ter exercido essa profissão no então INPS de Salto, na UNICAMP e Santa Casa de Itu, de 1978 a 1983 trabalhou como chefe de enfermagem do Hospital e Maternidade “Nossa Senhora do Monte Serrat”, onde se destacou por tratar os pacientes com muita humanidade. Mas, não só, também se dedicava, voluntariamente, à higienização do hospital e a costurar aventais e lençóis.

Ela também lecionou nas cidades de Itu e Salto, em cursos de Atendente e Auxiliar de Enfermagem, oferecendo oportunidade para muitas pessoas ingressarem na profissão. Além disso, dedicou-se à comunidade local através do Rotary Clube de Salto.

Em 20 de abril de 2002, foi homenageada na inauguração do antigo Centro Integrado da Saúde da Mulher, pelo então Prefeito Municipal, Pilzio Di Lelli, que acompanhou o seu trabalho junto ao hospital municipal.