Circuito de Visitação expande conhecimento sobre gestão de resíduos

A Prefeitura de Salto, por meio da Secretaria da Educação e do Meio Ambiente, realiza o “Circuito de Visitação de Resíduos – Projeto de Capacitação”, desde 2017.

A visita tem início no Ecoponto do bairro São Gabriel, com apoio da Concessionária CSO Ambiental de Salto, onde através de maquete lúdica é possível conhecer as formas de destinação adequadas para materiais como: pilhas, baterias, óleo, eletrodomésticos, grandes móveis e entulhos.

O local também abriga um viveiro escola, com a finalidade de produção de mudas paisagísticas que irão deixar os Ecopontos ainda mais atrativos ao convívio com a população.

Após segue até a Ecomark, empresa do mesmo Grupo do qual a CSO Ambiental faz parte, para conferir de perto o processo de compostagem orgânica, que utiliza os restos de galhos, podas de árvores, resíduos orgânicos coletados nas feiras-livres e escolas da cidade.

Os visitantes ainda passam pelo aterro sanitário da cidade para uma conversa com o agente ambiental da CSO sobre a importância de destinar corretamente os resíduos e seu impacto. O circuito termina na Cooperativa de Reciclagem Boa Esperança de Salto (Corbes), para uma conversa com as coordenadoras, sobre o processo de separação dos materiais reciclados.

O projeto ambiental tem como objetivo levar grupos da sociedade civil em geral para conhecer o trabalho realizado na área de gestão total de resíduos e, ainda, capacitar públicos específicos quanto ao correto gerenciamento de resíduos do seu segmento. Até o momento foram atendidas 460 pessoas dentre Conselho Municipal do Meio Ambiente (Condema), Comissão Municipal de Educação Ambiental, Associação de Pais e Amigos do Excepcionais de Salto (APAE), grupos de escoteiros, agentes comunitários de combate a Zoonoses, entre outros; alunos de cursos técnicos do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), colaboradores das Clínicas de Saúde de Salto e professores da Rede Municipal de Ensino.

Para participar, basta entrar em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente pelo telefone (11) 4840 -8317

Compartilhe esta notícia: