Cerimônia de gala encerra o Festival de Teatro de Salto

Durante uma semana, o Festival reuniu 2800 pessoas na Sala Palma de Ouro

A Secretaria da Cultura realizou, no último domingo (7), uma cerimônia de gala de encerramento e premiação dos melhores espetáculos que apresentaram as suas produções no Festival de Teatro de Salto. O evento contou com a presença do Prefeito Geraldo Garcia, do Deputado Estadual Rogério Nogueira, do secretário da Cultura Sandro Bergamo, da secretária do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Anita de Moraes Leis, do presidente da Câmara Luiz Carlos Batista, e dos vereadores Edemilson Santos, Márcio Conrado e Vinícius Saudino.

O projeto envolveu, entre artistas e técnicos, um elenco de 276 participantes diretos, e recebeu um público de 2.800 pessoas. Além dos espetáculos teatrais, o foyer da Sala Palma de Ouro recebeu saraus artísticos, apresentações musicais dos grupos do Conservatório Municipal “Maestro Henrique Castellari” e de dança; com a exposição “Luzes sobre a História do Teatro Saltense e com a apresentação dos atores performáticos Wladimir Zotti, Célia Mariano e Ivonete Magnanini.

Durante a cerimônia, foram anunciados os três melhores espetáculos: 1º O Mistério de Irma Vap, 2º Part-ir do Corpo e 3º Em Terra de cego quem tem olho é Rei; e também  os vencedores nas categorias de melhor direção (Orion Lalli – Part-ir do Corpo); melhor ator (Sergio Rodrigues – O Mistério de Irma Vap); melhor atriz (Paloma Moreno – Part-ir do Corpo); melhor ator coadjuvante (Rafael Santos – Em Terra de Cego quem tem um olho é Rei); melhor atriz coadjuvante (Thyellen Reis – Em Terra de Cego quem tem um olho é Rei); cenografia (Coletivo – Part-ir do Corpo); figurino (Solange Ferreira – O Mágico em Nós); iluminação (Orion Lalli – Part-ir do Corpo); sonoplastia (Marcos Oliveira – Ensaio Sobre Anormalidade); maquiagem (O Mágico em Nós); texto adaptado (Carolina Padreca – Ensaios Sobre Anormalidade); coreografia (Orion Lalli – Part-ir do Corpo); melhor cena (Cena Final – O Cego e o Louco ); e melhor conjunto de atores (Em Terra de Cego quem tem um olho é Rei). Todos os espetáculos foram acompanhados e avaliados pelo júri técnico formado por Péricles Rággio, Lucas Gonzaga e Nelson Polinário.

Na premiação, o prefeito Geraldo Garcia destacou o empenho de toda equipe da Secretaria da Cultura, que não mediu esforços para a realização de um evento de premiação do Festival. “Parabenizo a todos pela iniciativa que marcou o resgate do teatro saltense e pela produção de um evento como este, que valoriza, incentiva e exalta todos os artistas saltenses e suas produções”, destacou Geraldo.

De acordo com o secretário da Cultura, a cerimônia de premiação teve o intuito de valorizar as produções apresentadas durante o Festival. “O nosso objetivo com o Festival e com esta cerimônia foi justamente valorizar e resgatar a rica produção cultural da nossa cidade, além de incentivar o intercâmbio entre os grupos e atores da cidade e proporcionar um evento cultural gratuito de qualidade à população. E durante toda essa semana, o retorno de todos os envolvidos e da população superou as nossas expectativas”, destacou o secretário. Sandro disse ainda que sem a parceria das 20 empresas que se sensibilizaram com a iniciativa, não seria possível realizar um evento com a mesma qualidade.

A Cerimônia de Premiação contou com a apresentação da Faces Ocultas Cia de Dança, do Girassol Grupo de Dança, da Orquestra de Metais do Conservatório Municipal “Maestro Henrique Castellari” e atores da Cia Teatral Vernáculo.