O evento contou com diversas atrações e foi encerrado com a palestra da paratleta Dayane Silva, medalhista do Parapan, de Lima no Peru
Com o apoio da Prefeitura de Salto e da Secretaria de Ação Social, o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPC) realizou na última sexta-feira (20), a III Feira Inclusiva, na Biblioteca Municipal, com abertura feita pela fanfarra da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).
Cerca de 400 pessoas passaram pelo evento, entre crianças e adolescentes, bem como seus professores, pais e estudantes de graduação que tiveram a oportunidade de conhecer, reconhecer e vivenciar as possibilidades da inclusão.
No sábado, 21 de setembro, comemorou-se o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Nessa edição, houve também a execução do Hino Nacional em Libras pelos servidores públicos municipais. O Hino Municipal foi executado pelos alunos do CEMUS I – “João Batista Dalla Vecchia”.
O Prefeito Geraldo Garcia esteve na abertura do evento e parabenizou a organização desta terceira edição. Ele ressaltou a importância de conhecer os direitos e deveres das pessoas com deficiência para valorizar o desempenho, autonomia e inclusão na sociedade, através das políticas públicas sociais, amplamente trabalhadas pela Secretaria de Ação Social e Cidadania. “Parabenizo a todos os envolvidos da secretaria, do conselho e associações, e fico muito feliz de ver esse evento repleto de pessoas comprometidas com a nossa inclusão. ”
Diversas associações que atendem as pessoas com deficiência no município estiveram no evento e divulgaram importantes trabalhos desenvolvidos. A Feira da Inclusão contou estandes internos interativos para que os participantes pudessem receber orientações e informações sobre assuntos pertinentes as questões da pessoa com deficiência como: educação, saúde, esporte, assistência social, mercado de trabalho, prestação de serviços, bem como a valorização da pessoa com deficiência no âmbito cultural e artístico. Também aconteceu a premiação do “Concurso Cultural de Desenho” realizado pela rede de ensino municipal com o tema: “Somos todos iguais”, que permaneceram expostos durante a feira.
A III Feira da inclusão foi encerrada com a palestra da paratleta e medalhista de prata no Parapan de Lima, no Peru, deste ano, Dayane Silva, com o tema “Esporte sem barreiras”. Estiveram presentes 80 pessoas, entre estudantes universitários e professores de educação física, para conhecer de perto os desafios e conquistas escolar, social e esportivo da campeã paraesportiva.