Centros de Referência do município recebem ações do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil

A Prefeitura da Estância Turística de Salto, através da Secretaria de Ação Social e Cidadania e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, desenvolveram atividades específicas nos equipamentos municipais com o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti).

As atividades marcaram o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, celebrado em junho. O conjunto de ações têm o objetivo de retirar crianças e adolescentes menores de 16 anos do trabalho precoce, exceto na condição de aprendiz. O programa oferece a inclusão das crianças e dos jovens em serviços de orientação e acompanhamento e a exigência de frequência escolar.

Estas atividades ocorreram nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e no Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), que mobilizaram não apenas seus usuários, mas também levaram conhecimento sobre o assunto em escolas de seu território.

Sobre o combate ao trabalho infantil

A campanha do Dia de Combate ao Trabalho Infantil tem como tema as piores formas de trabalho infantil. O mote é “Não proteger a criança é condenar o futuro.” Em Salto, as ações se estenderam durante todo o mês de junho.

Milhões de crianças e adolescentes trabalham em atividades definidas como piores formas de trabalho infantil. Essas atividades são proibidas para pessoas com menos de 18 anos, por causarem prejuízos graves ao desenvolvimento pleno de meninas e meninos, podendo causar acidentes e até levar à morte.

O principal objetivo foi levar conhecimento sobre o assunto, sobre as formas de denunciar e o entendimento que todos podem fazer parte desta conscientização.

Compartilhe esta notícia: