A ideia surge pela necessidade de minimizar as pichações
A unidade educacional “Cemus VIII” Profa. Maria Florinda Zanni, da Secretaria de Educação de Salto, criou um muro com releituras de obras nacionais. Durante as férias de janeiro, o professor de Artes, Michel Aparecido Leite, a assistente Ingrid Fernanda Rodrigues e a diretora Vanessa Padovani Bernardes Gusmão pintaram toda a fachada da escola, com representação obras de arte brasileira, como obras de Tarsila do Amaral e outros artistas nacionalmente conhecidos, que são estudados em sala de aula.
Segundo a diretora da unidade, Vanessa Gusmão, a ideia surgiu da necessidade de pintar o muro da escola de volta às aulas. “Há um receio de pichação, que sempre acontece aos muros da unidade educacional, e acreditamos que esta forma de arte irá inibir os vândalos e a ação de denegrir o espaço público, além de ser uma forma de exaltar o que temos de melhor na cultura nacional”, esclareceu.
A escolha das releituras pintadas no muro foi debatida entre a equipe gestora da unidade, que destacou os grandes nomes nacionais.
Ao total, são 13 pinturas na parede, além de duas pinturas especiais no portão de entrada, que retrata a cidade de Salto. “A ideia veio do professor Michel, onde também destacamos os pontos turísticos do nosso município, que são símbolos de orgulho para Salto”, disse a diretora.
A unidade educacional Cemus VIII retornou as aulas na última semana de janeiro, apresentando a grande novidade aos alunos e responsáveis. “Os alunos adoraram a novidade e também reconheceram as pinturas, pois já haviam estudado sobre a arte ou artista em sala de aula. Foi um grande prazer receber os olhares positivos da comunidade que prestigia as obras e elogiou a ação”, finalizou a diretora.