CEMUS VIII PARTICIPA DA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA

A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), organizada pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) é uma das mais tradicionais olimpíadas ofertadas aos estudantes brasileiros. Assim, durante o todo o primeiro semestre do ano letivo de 2022, está sendo desenvolvido na unidade CEMUS VIII o projeto “OBA na Escola”, que atende um grupo de aproximadamente 280 alunos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental.

No último dia 13 de maio, os alunos do CEMUS VIII “Professora Maria Florinda Zanni” participaram de uma atividade de Lançamento de Foguetes. O evento faz parte de uma série de ações que a Comissão da Olimpíada define.

Para a realização deste trabalho, adotou-se uma metodologia com abordagens teóricas acerca dos conceitos básicos de astronomia, exibição de vídeos, aplicação de simulados e mostra de foguetes. Em relação a Mostra de Foguetes, a participação da família dos alunos foi imprescindível. Os pais dos estudantes foram convidados a participar junto a seus filhos da Mostra. Primeiramente foi enviado instruções de como montar o foguete e posteriormente uma inscrição, já que a participação não é obrigatória.

O número de inscrições superou a expectativa e o Lançamento de Foguetes realizado na quadra da escola foi um sucesso, contando com a presença da Secretária Municipal da Educação, Anna Noronha Fávaro e toda a comunidade escolar.

Uma prova enviada pelo Comitê da Olimpíada será aplicada aos estudantes inscritos nesta sexta-feira, dia 20, para verificação dos conteúdos trabalhados. A Olimpíada terá seu término em agosto, quando todos os alunos participantes, professores envolvidos, diretores e escolas receberão certificados. Também haverá entrega de medalhas e menções honrosas.