CEMUS V comemorou mês do Patrono com apresentações artísticas e exposição

Para comemorar o mês do Patrono, a equipe gestora do CEMUS V “Luiz Rodrigues de Almeida” preparou uma emocionante cerimônia, contando com a participação de toda a comunidade escolar, nesta quinta-feira, dia 29/02, na quadra da escola.

Os alunos realizaram várias apresentações artísticas e uma exposição destacando momentos da trajetória do patrono. O evento contou com a presença da Secretária da Educação, Anna Noronha Fávaro; Chefe de Gabinete Rochelle Corazza; Supervisora Silmara Freitas; Professora Formadora Samar Cavalcante Maranhão e a participação especial das filhas do homenageado Maria Aparecida de Almeida e Marta Lázaro de Almeida Roque.

A Diretora Telma Fernandes falou sobre o legado de Luiz Rodrigues de Almeida, destacando sua família, sempre presente na unidade escolar. “Essa escola é muito importante, aqui marca o início da minha carreira. Tenho muito orgulho do CEMUS V”, destacou a gestora.

O Patrono

Luiz Rodrigues de Almeida, nasceu em Indaiatuba no dia 17 de fevereiro de 1907, filho de Manoel Rodrigues de Almeida e Maria Amália de Quadros Almeida. Cursou somente o primário numa escola da cidade natal. Fixou residência em Salto, aos 11 anos de idade, juntamente com seus pais e irmãos, onde permaneceu morando até o seu falecimento.

No ano de 1928, serviu o exército brasileiro, no Quartel localizado na cidade de Itu, onde participava de todas as modalidades no atletismo, tendo participado da Revolução de 1932, onde foi agraciado com medalha de Honra ao Mérito. Após o cumprimento do serviço militar, ingressou no funcionalismo público estadual como Servente de Limpeza na Escola Tancredo do Amaral, em Salto, permanecendo por 35 anos, até se aposentar no ano de 1964. Casou-se em 20 de janeiro de 1934, com Constantina Bigon de Almeida, com quem teve 8 filhos, 13 netos e bisnetos. Foi pai e avô dedicado. Seu apelido era “Luiz Tristão”.

Dedicou-se a obras assistenciais em benefício aos carentes, pertenceu à Sociedade São Vicente de Paula, Círculo Católico e Sagrado Coração de Jesus. Ajudou na construção das Paróquias de Nossa Senhora do Monte Serrat e São Benedito. Foi agraciado com o título de cidadão saltense, no governo do prefeito Josias Costa Pinto. Faleceu em 12 de junho de 1984, após ter sido acometido de uma doença cardíaca.