Visando melhoria na qualidade de vida da população, a Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria de Educação, por meio do “Programa Saúde na Escola” (PSE), as equipes de Odontologia contendo 5 dentistas da rede e 7 Agentes Comunitários de Saúde, atenderam durante esse mês de março, no CEMUS III, mais de 300 alunos, 1° ao 5º ano do ensino fundamental, no período de 04 a 12 de março. Todos esses alunos receberam orientações em saúde bucal, escovação supervisionada em todas as salas e fornecimento de escovas de dente para todos os alunos.
Foram realizadas também avaliações bucal dos novos alunos, restaurações atraumáticas em todos os alunos que os pais autorizaram, e encaminhamento para tratamento nos casos mais graves. A avaliação bucal é ação essencial que integra o Programa Saúde na Escola e se configura como uma forma do cirurgião-dentista e a equipe de saúde bucal, a identificarem sinais e sintomas relacionados a alterações observadas em educandos, para posterior tratamento como foi feito na unidade escolar pela equipe.
“A equipe se dedicou para atender todos os alunos avaliados e com a necessidade de algum procedimento e, os pais e a equipe de educação foram fundamentais nesse processo”, ressalta a Coordenadora dos Serviços de Odontologia da Prefeitura, Carla Vendramini Mariano.
Para o Secretário de Saúde Márcio Conrado, “a prevenção de agravos à saúde, bem como fortalecer a relação entre as redes públicas de saúde e de educação são fundamentais em todos os níveis de gestão. Essa é uma tarefa que envolve atividades administrativas, políticas, técnicas, organizacionais e afetivas no que se refere a construção de processos de trabalho compartilhado e fico feliz quando há esse empenho de toda equipe”.
Os profissionais realizaram avaliações odontológicas e tratamentos minimamente invasivos. Os casos mais complexos foram encaminhados às Unidades Básicas de Saúde.
Compartilhe esta notícia: