Foi realizado no dia 30/10, o 1º Torneio de Atletismo Infantil do CEMEI Jardim Nova Era, este evento foi realizado com o objetivo valorizar o esforço coletivo e individual dos envolvidos.
As crianças participaram de uma competição onde foi possível apresentar as habilidades motoras, cognitivas e sociais que adquiriram durante o ano letivo nas aulas que foram ministradas na escola. Um exemplo de trabalho coletivo foi a confecção das bandeiras e escolha dos nomes de cada equipe, pois receberam as bandeiras e pintaram os nomes que decidiram em grupo para batizar o time.
Durante as aulas de educação física foram trabalhados temas transversais voltados para a compreensão e construção da realidade social, a competição também auxilia essa construção de forma positiva, pois devemos compreender que para alcançarmos a vitória na competição devemos nos dedicar, ser disciplinados e saber trabalhar em equipe, obedecendo as regras do jogo para uma disputa mais justa e equilibrada.
Foi observado e avaliado a postura que cada aluno assumiu diante da frustação de não alcançar o lugar almejado, como o primeiro lugar no pódio, esse período pode ser muito importante se for bem trabalhado, pois a partir dessa frustração a criança pode passar por um período de amadurecimento compreendendo melhor o funcionamento e objetivo da proposta.
“Ao propor essas experiências podemos preparar melhor nossos alunos para que o ensino fundamental seja melhor compreendido já que no próximo ano a criança participa de jogos escolares e de um número maior de atividades competitivas. Portanto é de extrema importância nos preocuparmos em preparar melhor os alunos para que as mudanças sejam enfrentadas de uma forma positiva”, destaca o professor de educação física Alex José da Silva”.
Esse é exemplo de um trabalho multidisciplinar de sucesso já que o envolvimento de outros profissionais contribuíram para o resultado alcançado. Foi indispensável o envolvimento das inspetoras dando suporte para a coordenadora, equipe de limpeza para preparar o ambiente, professoras na preparação dos alunos para as competições, coordenadora pedagógica na organização do evento, professor de educação física nos treinamentos, equipe de marketing no registro do evento, orientador de educação física dando suporte para premiação e orientação de como elaborar o evento.
“Cada profissional traz consigo conhecimentos e habilidades específicas que contribuem para a criação de um ambiente inclusivo, seguro e acolhedor, quando juntamos esses profissionais alcançamos o objetivo com sucesso” acrescenta o professor formador de educação física Bruno Marron.