CAPS realiza manifesto no Dia Nacional de Luta Antimanicomial

A Prefeitura de Salto, por meio da Secretaria da Saúde e do Centro de Atendimento Psicossocial (Caps II), realizou na manhã da última sexta-feira (18), um manifesto relativo ao Dia Nacional de Luta Antimanicomial, celebrado em 18 de maio.

O ato foi realizado na Praça XV de Novembro e reuniu profissionais da saúde, beneficiários do Caps II e do Ambulatório de Saúde Mental e contou com a presença do Prefeito de Salto, Geraldo Garcia.

Na oportunidade, o chefe do Executivo reforçou o comprometimento do poder público junto aos beneficiários dos serviços de saúde mental do município.

Atualmente, Salto conta com o CAPS II e o Ambulatório de Saúde Mental (ASM). O ASM será dividido em duas distintas unidades, Centro de Apoio Psicossocial infanto-juvenil (CAPS IJ) e Centro de Apoio Psicossocial Álcool e outras Drogas (CAPS AD), ampliando os atendimentos prestados, já o CAPS II passará por ampliação nos serviços prestados.

Segundo o coordenador de Saúde Mental Lucas de Paula da Silva, um passo importe na luta Antimanicomial foi a implantação da Residência Terapêutica de Salto, que está oferecendo dignidade para 10 munícipes que estiveram por anos internados em Hospitais Psiquiátricos na região de Sorocaba.

Durante o manifesto, foi realizada a exposição de cartazes, encenação teatral e um ponto de informações sobre os “Sofrimentos Mentais” e orientações gerais. O objetivo é conscientizar a sociedade na questão de sofrimentos mentais, fechamento dos hospitais psiquiátricos e acompanhamento dos usuários por parte dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).