A Secretaria de Saúde de Salto, por meio do CAPS AD – Centro de Atenção Psicossocial (álcool/droga), realizou na manhã de quarta-feira (31), um evento em alusão ao tema Dia Mundial sem Tabaco, criado em 1987 pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo.
Além dos pacientes que realizam o tratamento, o evento contou com a participação de todos os profissionais que atuam no “Programa do Tabaco” sendo eles: Maria Lucia Brito Barbosa (Assistente Social), Pamela Longatti (Psicóloga), Hans Jefferson Radke (Psicólogo), Leônidas Camargo Silva Junior (Psicólogo) e Gabriela Amaro (Coordenadora do Programa do Tabaco), que puderam explanar sobre a importância do dia.
Hoje o programa conta com três grupos e cerca de 30 munícipes em tratamento. O objetivo do evento foi integrar os três grupos através de um café da manhã especial com os pacientes do CAPS, além de realizar uma dinâmica com sementes de girassol, que simboliza luz.
O paciente do Programa do Tabaco, Raul Fidel de Oliveira, 36 anos, relata que iniciou o tratamento em dezembro de 2022 e que está há quase 60 dias sem fumar. “Eu sou muito grato por esse espaço, pela atenção dos profissionais. Fumei quase 20 anos da minha vida, desde a adolescência e, hoje, eu vejo que a minha força de vontade e a ajuda de todos aqui do CAPS tem me ajudado a ter uma qualidade de vida mais saudável”.
Já a paciente Maria Rosa de Camargo, 58 anos, relata que fumou por 37 anos da sua vida e que resolveu mudar e buscou ajuda no CAPS AD e está há dois meses participando do Programa do Tabaco.
A Coordenadora do Programa do Tabaco, Gabriela Amaro, informa que todos os munícipes que tiverem interesse em participar, poderão entrar em contato para uma avaliação dos profissionais do CAPS AD, localizado no endereço Rua José de Arruda Melo, n. 19 – Jardim Maria José, Tel.: (11) 4840-8315. O horário de funcionamento é de segunda à sexta-feira, das 7h às 17h.