Campanhas contra a dengue prosseguem para sensibilizar população

Para combater o mosquito neste período de chuvas é fundamental envolver a população com dicas simples e importantes de como cuidar de reservatórios e caixas d’água

A Secretaria de Saúde, por meio do Departamento de Zoonoses prossegue com as ações de controle do mosquito transmissor da dengue Aedes aegypti. Essas ações são realizadas de maneira ininterruptas durante o ano todo. Porém, durante o período de chuvas, a proliferação desse vetor aumenta, e a campanha no município é intensificada para envolver a população.

Equipes de agentes de endemias continuam nas ruas para realizar as visitas nas residências com o objetivo de vistoriar o local e sensibilizar os moradores quanto aos cuidados com a prevenção.

Como cuidar das caixas d’água, reservatórios e outras dicas

O biólogo do Departamento Municipal de Zoonoses, Leandro Bernardes alerta para a necessidade de realizar a limpeza das caixas, e principalmente a vedação adequada destas e de reservatórios que coletam água de chuva, impedindo que o mosquito bote seus ovos nesses locais, pois basta uma pequena fresta para que se tornem grandes criadouros de mosquitos. Outros criadouros que se tornam importantes com a chegadas das chuvas são as calhas, pois é comum as que apresentam drenagem deficiente, ou por estarem obstruídas ou por estarem desniveladas, dessa forma, o principal indicativo que existe um criadouro próximo é a presença de pernilongos picando durante o dia, hábito do Aedes aegypti.

Como realizar a limpeza da caixa d´água – Para a limpeza da sua caixa use botas e luva de borracha. Feche o registro e esvazie o reservatório, mas utilize esta água para realizar serviços domésticos como regar o jardim ou encher a máquina de lavar. Quando a caixa estiver quase vazia, fecha a saída e use a água restante para fazer a limpeza da caixa e para que a sujeira não desça pelo cano.

Esfregue as paredes e o fundo usando panos e escova, não utilize sabão, detergente ou produtos químicos. Retire a água suja que restou da limpeza, encha o reservatório com água e acrescente 1 litro água sanitária para cada 1.000 litros de água. Espere duas horas para concluir a desinfecção da caixa, esvazie o reservatório (essa água servirá para limpeza de desinfecção do encanamento). Tampe a caixa para que não entrem insetos e outros animais pequenos e abra a entrada da água para encher a caixa.

A equipe trabalha o ano todo com orientações nas residências sobre os cuidados que devem ser tomados com caixas d’água e reservatórios, além de poços e cisternas que também devem ser mantidas fechadas e vedadas adequadamente, sem possibilidade de acesso para mosquitos. O mosquito prefere água limpa, além disso, a limpeza periódica das caixas d’água é importante não só para combater a dengue, mas para evitar outras viroses, que podem ser causadas pela ingestão de água contaminada. É importante também, não deixar acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, pneus velhos, vasos de plantas, jarros de flores, garrafas, latões, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.

Compartilhe esta notícia: