Birdwatching nas Escolas de Salto: Uma Nova Perspectiva no Monitoramento da Fauna Silvestre

Durante o mês de junho, em comemoração ao aniversário de Salto, a professora Adrielle Peres Ayres inovou nas aulas de inglês dos 5º anos da Escola Municipal Integral “Professora Maria Constança de Miranda Campos”, ao introduzir o tema “Birdwatching e sua Influência no Monitoramento da Fauna Silvestre Saltense”. Desde 2021, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, através do Departamento de Proteção Animal, tem se dedicado ao Inventário da Fauna Silvestre do município.

O Santuário Natural de Vida Silvestre do Parque do Lago, um dos principais atrativos turísticos de Salto, destacou-se com o maior número de registros de campo e levantamentos bibliográficos a partir dos dados dos birdwatchers no WikiAves. Esses dados facilitaram a compilação de uma vasta gama de espécies endêmicas, nativas e migratórias que habitam ou passam sazonalmente pela região.

Os alunos da professora Adrielle realizaram pesquisas e atividades interculturais, prática comum em diversas partes do mundo. “O birdwatching é uma atividade recreativa que nos aproxima da natureza. Através da observação de pássaros, o amor e a admiração pela fauna e flora mostram uma forma eficiente para a conscientização da população em relação ao meio ambiente. É um meio de lazer e descontração que proporciona conhecer novos observadores e novos lugares,” destaca a professora Adrielle.

No decorrer das aulas, os alunos observaram e focaram no pássaro “Tapera”, representado no hino da cidade. Além disso, confeccionaram pássaros e os expuseram nas árvores da escola, ainda criaram binóculos artesanais, tornando as aulas de inglês mais contextualizadas e lúdicas. Essa iniciativa não só enriqueceu o aprendizado dos alunos, mas também promoveu uma maior conscientização ambiental e o engajamento com a biodiversidade local.