Em comemoração ao Dia do Telefone, as professoras Débora Silva Pontes e Viviane Amaro de Oliveira Pires, juntamente com as ADIs (Auxiliares de Desenvolvimento Infantil) realizaram uma atividade com os alunos do Maternal da Creche “Luzia Raquel Roveri” – Sol D’Icaraí, unidade em extensão do CEMUS VI “Professora Maria da Conceição Lopes Galvão Pisciotta”.
A invenção do primeiro aparelho telefônico ocorreu na década de 1870 e o primeiro registro de transmissão elétrica de voz feita por Alexander Graham Bell ocorreu no dia 10 de março de 1876, desde então essa data ficou marcada como o Dia do Telefone.
Pensando nisso, o jogo do telefone sem fio foi realizado em comemoração à data. Essa brincadeira foi feita de modo coletivo, com objetivo de ajudar no desenvolvimento da audição, a concentração, a oralidade e resgatar a memória.
No momento da atividade foi observado pelas professoras o entusiasmo das crianças desde o momento da roda da conversa, onde os pequenos começaram a falar sobre coisas que supostamente eles mesmos inventaram, em seguida a professora fez a sugestão de realizar a confecção de um telefone sem fio, ideia aceita e compartilhada por todos.
Após o término dessa tradicional brincadeira popular, na qual uma pessoa fala uma palavra ou frase ao ouvido de outra pessoa ao seu lado, de modo que os demais participantes não escutem ou descubram qual é o “segredo”, as crianças se mantiveram concentradas em brincar de forma espontânea.
Compartilhe esta notícia: